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Enviada em: 31/07/2019

Bullyng é uma forma de violência física ou verbal que ocorre de forma repetitiva e ostensiva. Essa prática é evidenciada em obras de ficção como os quadrinhos da "Turma da Mônica", escritos por Maurício de Souza, no qual mostra as aventuras de um grupo de crianças em que um dos personagens, o cebolinha, ridiculariza repetidas vezes a personagem Mônica com ofensas verbais. Fora da ficção, esse ato é comum nas escolas, o que resulta em problemas na formação social das vítimas dessas agressões. Desse modo, é necessário analisar as consequências negativas geradas por esse problema e as falhas das instituições de ensino na profilaxia dessa violência.      A priori, é válido destacar os impactos da prática do bullyng na sociedade. A escola é uma das principais instituições sociais responsáveis por socializar as pessoas, isto é, local onde os indivíduos aprendem a interiorizar as normas e os valores de uma cultura específica. Nesse sentido, segundo o sociólogo Paulo Freire, "A educação não muda o mundo, muda pessoas e as pessoas mudam o mundo". Entretanto, apesar de a educação poder elevar à um patamar superior a humilhação e o sofrimento que ocorre nessas instituições passam a fazer parte do processo de construção do indivíduo, o que resulta em adultos frustados e violentos, retrato da sociedade brasileira contemporânea.      Outrossim, cabe considerar o papel da escola de colocar em prática medidas profiláticas e não assintomáticas. Embora as escolas tenham conhecimento da ocorrência do bullyng, elas permanecem com uma postura passiva, isto é, não é engajada em evitar os casos, e sim, age somente pontualmente quando existe pressão por parte dos responsáveis. Nesse sentido, as agressões permanecem sem que haja um programa preventivo, e somente adquire alguma repercussão quando ocorrem casos extremos como o da escola em Suzano, localizada em São Paulo, em que dois jovens entraram com armas e mataram oito pessoas motivados pela violência que sofriam na instituição por parte de seus colegas. Fica claro, portanto, a necessidade de colocar em evidência as consequências desse processo e tomar atitudes profiláticas em relação a esse problemática.       Fica claro, portanto, a necessidade de evidenciar os problemas gerados por essas agressões e tomar atitudes profiláticas. Nesse sentido, o Ministério da Educação deve investir na implementação de psicólogos nas escolas, de forma que em cada instituição tenha pelo menos um, para que os alunos que sofram algum tipo de agressão tenha esse profissional como refúgio e a escola consiga identificar e auxiliar no tratamento e prevenção desses casos. Ademais, a instituição deve criar palestras com debates, para que  os alunos entendam a influência dessa ação na vida de seus colegas, somente assim as ações violentas que ocorrem nos quadrinhos não serão um reflexo da sociedade.