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Enviada em: 12/08/2019

Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro.No entantanto, quando se observa os inúmeros casos de bullying,no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoriao e nçao desejavelmente na prática e a problemática persiste intrisecamente ligada à realidade do pais ,seja pela pratica de bullying nas escolas, seja pelas agressões verbais que ocorrem na internet. Nesse sentido, convém analisarmos as principais consequências da postura negligente em relação a esse problema.  É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema.Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utlizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcaçado na sociedade.De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, as agressões fisícas e verbais que os jovens sofrem na instituições educacionais rompe essa harmonia, haja vista que casos como o que ocorreu em 2013 na cidade de Osasco, São Paulo, o qual um menino de apenas 8 anos foi castigado e agredido verbalmente por estar acima do peso.     Outrossim, destaca-se as perseguições e intimidações feitas nas redes como impulsionador do problema.De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que o cyberbullying trouxe um fato social antes restrito a um ambiente restrito cujos praticantes poderiam ser reconhecidos, para as redes sociais, cujos perfis que destilam o ódio podem ser fakes e geram uma grande dificuldade de punição fato que é provado por uma pesquisa do Ipsos, a qual , mostra o Brasil como 2° pais que mais comete cyberbullying.    É ecidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de politicas que visem à construção de um mundo melhor. Destarte,  o Ministério da Educação deve organizar palestras trimestrais, as quais reunirão pais e alunos de escolar publicas e privadas e se discutirá as consequência dessa violência sistema a partir de acontecimentos reais, para que assim a sociedade como um todo possa ser mudada desde a base. Dessa maneira, é possivel um corpo social que não tem o bullying como um fato social que influência seus integrantes negativamente.