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Enviada em: 10/10/2017

Pai, mãe, filho, filha. Essas palavras podem ser combinadas de várias maneiras, para exemplificar a diversidade de estruturas familiares formadas no contexto brasileiro atual. Entretanto, há uma dificuldade no que diz respeito à aceitação destas novas composições familiares, graças ao preconceito e desinformação que pairam sobre a população. Como combater esta realidade que implica na harmonia?   É indubitável que o corpo político é um problema a ser vencido no processo de aceitação dos novos conceitos de família. Muitos desses, pautados no fundamentalismo religioso, patriarcalismo e machismo instaurados em sua formação, propõem medidas de leis que restringem o conceito de família àquelas tradicionais, indo contra concepções familiares ditas não padronizadas. Além de ser preconceituoso, tais atitudes podem acarretar adversidades legais para essas, como na adesão de planos de saúde e aquisição de pensões, afetando, então, a harmonia do núcleo familiar ali criado.   Ademais, o problema complexifica-se quando instituições de ensino negligenciam a temática. Escolas de ensino básico não abordam os novos conceitos familiares para seus discentes, de forma que, o que eles sabem sobre família é o que eles vivenciam em casa. Desinformados, estes alunos mantém o preconceito, dificultando ainda mais o processo de aceitação das novas conformações familiares existentes.     Destarte, é evidente que o preconceito e a desinformação devem ser combatidos, de maneira que estes novos conceitos de família sejam aceitos pela sociedade. É dever dos políticos elaborarem propostas que visem o respeito e a valorização das novas formações familiares, garantindo seus di-reitos legais. Às escolas, cabe a abordagem do tema de forma interdiscipli-nar, através de oficinas, debates e conferências, esclarecendo aos estu-dantes sobre a importância destas novas famílias para a sociedade e empo-derando-os para serem multiplicadores de conhecimento e engajados no ex-termínio desse preconceito, que tanto prejudica a harmonia social.