Materiais:
Enviada em: 10/06/2018

Sob a concepção de Lavoisier, na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. No entanto, percebe-se que, no Brasil, a não aceitação da variedade de núcleos familiares distorce tal lei ao tornar imutável o conceito de família no século XXI, o que instiga a população a delimitar apenas um modelo: a figura do pai, da mãe e dos filhos. Nesse contexto, torna-se evidente a carência de atitudes que visem melhorar tal problemática social.    A princípio, é indubitável que esse fixismo esteja enraizado na sociedade desde tempos antigos, quando a Igreja condenava a diversidade das uniões afetivas. Segundo o sociólogo Émile Durkheim, o indivíduo é moldado de acordo com os ensinamento que recebe por meio de fatores como coercitividade, exterioridade e coletividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que a percepção de família está intrinsecamente ligada aos valores e culturas recebidos durante o processo de formação social das pessoas, visto que a educação recebida varia de família para família.    Somado a isso, torna-se relevante apontar a dificuldade de aceitação e o preconceito enfrentado por tais grupos que ''fogem'' do convencional. O filme ''Capitão Fantástico dirigido por Matt Ross exemplifica as adversidades encontradas na criação dos filhos ao confrontar, de maneira reflexiva, os padrões da vida pós-moderna tanto no meio urbano, quanto no isolamento de uma floresta. Desse modo, verifica-se a importância de medidas que tornem a democracia acessível a esses grupos.    É evidente, portanto, que ainda há entraves para solucionar o problema. Logo, o Governo Federal pode assegurar que as novas configurações familiares tenham direitos igualitários por intermédio da preservação de leis já existentes, a fim de promover uma sociedade mais ética e igualitária. Como já dito por Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e essas mudam o mundo. Destarte, o Ministério da Educação (MEC) deve instituir, nas escolas, palestras que debatam o conceito de família na modernidade, com a finalidade de despertar um senso crítico, reflexivo e tolerante nos jovens, quebrando os paradigmas até então vigentes.