Materiais:
Enviada em: 07/08/2017

As mulheres brasileiras enfrentam um desafio diariamente que está diretamente ligado a aparência física. Esse desafio é o culto ao corpo perfeito, que pressiona as mulheres a tomarem medidas drásticas para serem donas de corpos idealizados pela sociedade. Essa pressão, acaba por causar problemas psicológicos que podem ter um efeito negativo na saúde e no desenvolvimento social dessas mulheres.       Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de cosméticos Dove, 83% das mulheres se sentem pressionadas para entrar no padrão de beleza corporal e a maioria dessas mulheres estão entre os 18 e os 37 anos. Essa pressão está em todos os lugares. Não é difícil encontrarmos anúncios para programas de emagrecimento que estampam um corpo feminino idealizado pela população brasileira. Além disso, ela ainda pode causar distúrbios alimentares como a anorexia,  que é conhecida por causar uma desnutrição intensa e afetar a vida social de quem sofre com essa condição, como aponta a psicóloga Mariana Oliveira.       E a pressão para se obter um corpo perfeito não está somente em propagandas. Por vivermos em um país tropical, é muito comum o uso de roupas leves que acabam marcando com facilidade a  nossa silhueta. Por conta disso, muitas mulheres acabam se sentindo mais pressionadas para exibir um corpo perfeito e, quando não se encaixam nesse padrão, são alvos de comentários que podem influenciar no estado psicológico das mulheres que já estão fragilizadas.       Para diminuir a pressão para se ter um corpo perfeito é preciso que seja criada uma campanha de aceitação corporal. Para que essa campanha atinja seu objetivo, precisamos que o ministério da saúde convide pessoas que influenciam essas mulheres que estão entre os 18 e 37 anos, para realizar a campanha. Podemos encontrar essas influências no site Youtube, que, segundo as estatísticas da plataforma, tem o seu maior público alvo ente os 18 e 35 anos. Além de serem pessoas influentes, os youtubers serão capazes criar um conteúdo que engajador.