Materiais:
Enviada em: 16/08/2017

A obsessão da forma ideal para o corpo perfeito está relacionado ao padrão estético definido pela sociedade. Desse modo, indivíduos buscam tornar-se o mais parecido possível com o fato. Nesse âmbito, pode-se analisar que essa situação persiste por parte da população que é incentivado no modelo imposto através da mídia e a cultura dessa prática.    Nesse contexto, nota-se a definição de beleza - qualidade de uma pessoa bela. Em vista disso, a conduto humana relativo ao cuidado com o corpo implica na tentativa de retratar o cidadão, no qual a beleza está associada ao reconhecimento, a formação de uma identidade, que lhe dá oportunidade e vantagem no convívio social. De acordo com Carlos Drummond,''meu corpo não é meu corpo, é ilusão de outro ser''. Infere-se, pelo fator de que os mitos de beleza, da juventude eterna, por meio da cultura e realizar dietas milagrosas, métodos compensatórios de emagrecer ou ganhar massa, pode parecer uma ilusão, assim, levar à ansiedade, baixa estima, transtornos alimentares prejudicando a saúde.     Além disso, também, observa-se que o hábito de mulheres e homens para com o seu corpo, percebe-se uma influência midiática na motivação através de concursos de beleza, fisiculturismo, novelas,  sendo assim, demonstra a forma e a opinião na qual pessoas identificam como padrão a ser seguido. Outrossim, a partir da padronização corporal estabelecido, por isso, a pressão exercida pelo público por meio da procura de relacionamentos, nos quais, a preferência é denotada na pessoa que apresenta lindeza promovendo preconceito ao outrem.     Portanto, torna-se evidente que é indispensável a adoção de medidas capazes de intervir na formação desse estereótipo. Logo, cabe a escola em parceria com ONGs, fomentar o povo sobre o tema e realizar palestras e debates em salas de aula, a fim de auxiliar na formação cidadã baseado no atitude e opiniões da heterogeneidade estética. Por fim, a mídia pode reduzir a incentivação desse padrão por intermédio da diminuição da veiculação e produzir campanhas, a fim de superar as ideias de beleza.