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Enviada em: 19/08/2017

De acordo com Pierre Bourdieu, sociólogo francês, a linguagem corporal é marcada pela distinção social, que coloca o vestuário, higiene e os cuidados com a beleza, como os mais importantes modos de se distinguir dos demais indivíduos. Nesse sentido, podemos perceber um dos motivos pela obsessão do corpo perfeito na sociedade brasileira. Nessa conjuntura, deve-se analisar como a televisão e as modelos da atualidade influenciam na problemática em questão.      Mormente, com o surgimento das novelas e comerciais de publicidade no campo midiático, esse meio se tornou um dos principais problemas pelo culto à padronização corporal no Brasil. Isso acontece, porque os selecionados para participarem das novelas e comerciais de destaques, são escolhidos através da estética corporal. Como esse meio é muito eficiente em sua propagação, a sociedade cria um esteriótipo de corpo perfeito se baseando nessa percepção. Por consequência de tal pensamento, muitas pessoas se inspiram nesses padrões de beleza. Chegando a recorrer a cirurgias plásticas e também medicamentos ilegais.        Além disso, nota-se, ainda, que a estrutura corporal de uma modelo e suas perspectiva de vida nas revistas brasileiras, contribuem para a padronização corporal no Brasil. Isso acontece porque, muitas modelos, especialmente mulheres, que utilizam a exposição do corpo para ganhos materiais, criam dicas e dietas de beleza para se obter o mesmo resultado. Embora esse seja considerado o padrão que a sociedade estabeleceu, as pessoas estão começando a quebrar esse parâmetro. Muitas mulheres acima do peso, por exemplo, criaram as modelos Plus Size em revistas, com o objetivo de se opor ao padrão estabelecido como beleza. Por consequência disso, muitas mulheres acabam criando um padrão de beleza se baseando em seu próprio corpo e contribuindo cada vez mais pelo rompimento considerado beleza perfeita.       Convém, portanto, que, primordialmente, a questão da padronização corporal no brasil precisa ser revisada. Em razão disso, as emissoras de televisão em parceria com os diretores das novelas e de publicidade, deveriam propagar mais diversidade estética e cultural em suas novelas e comerciais, mostrando a população que o padrão de beleza não existe apenas de uma forma. Ademais, o Ministério da Saúde em parceria com os nutricionistas brasileiros, deveriam disseminar nos meios de comunicação, alertas sobre dietas e dicas de beleza que podem causar danos a saúde e aconselhar a sociedade a respeitar os próprios limites do corpo. Dessa forma, o Brasil combaterá os problemas de padrão de estético na contemporaneidade.