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Enviada em: 17/08/2017

A humanidade e seus espelhos mágicos       "Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu". A célebre frase da rainha má na animação, "A Branca de Neve", revela a preocupação com o estético, inerente ao homem desde os tempos clássicos. Ao invés de espelhos mágicos, no mundo real, propagandas midiáticas refletem padrões de beleza gradativamente mais difíceis de serem alcançados. Desse modo, a saúde é desvalorizada pelo uso de drogas e métodos alimentares que aceleram a obtenção do corpo ideal.      Em primeira análise, distúrbios alimentares, como a bulimia, marcada por vômitos auto induzidos, infelizmente, refletem a pressão da necessidade do corpo ideal vivida por brasileiros, pois, segundo a pesquisa comissionada pela empresa Dove, em relação ao mundo, a mulher brasileira mostra-se mais pressionada para atingir a beleza ideal e acredita que "certo tipo" de aparência importa para ser bem-sucedida. Esses dados são ratificados por propagandas, como a da cerveja Itaipava, em que a personagem Verão é requisitada por todos os clientes pelo seu estereótipo.      Outrossim, o comercial da Globeleza, assistido em rede nacional, no qual uma mulher dança praticamente nua, além de impróprio para algumas faixas etárias, expressa a cultura brasileira do corpo perfeito. Por conseguinte, períodos de grande exposição do corpo como o carnaval e verão, aumentam o uso de catalisadores na obtenção do corpo ideal. Porém, segundo o Ministério da Saúde, o uso de laxantes, diuréticos e hormônios pode trazer riscos à vida, desde uma desidratação até o câncer.       Mostra-se imprescindível, portanto, novas medidas para a resolução desse impasse. O Ministério das Comunicações deve proibir as propagandas que associam seus produtos ao culto a determinado padrão estético em detrimento de outros; valorizando, assim, os múltiplos biotipos brasileiros. Ademais, deve realizar palestras educativas sobre o uso de drogas na mudança corporal e distúrbios alimentares, a fim de desconstruir a maléfica cultura do corpo ideal no Brasil.