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Enviada em: 20/08/2017

A forma física durante a Grécia Antiga era de extrema importância, uma vez que eles se preocupavam com a capacidade física e intelectual baseado no lema "mens sana in corpore sano", que significa mente saudável em um corpo são. Esse culto à padronização corporal persiste na atualidade brasileira, provocando diversos transtornos alimentares e mentais em jovens. Nesse contexto, deve-se analisar como as redes sociais e as propagandas causam a obsessão pela aparência.         As imagens postadas no instagram, facebook e snapchat são as principais responsáveis pela busca do corpo perfeito. Isso acontece porque são fotos nas quais mulheres e homens possuem músculos evidentes e gorduras quase ausentes. Essas pessoas têm o poder de influenciar o comportamento de jovens, atraindo milhares de seguidores, como por exemplo a blogueira Gabriela Pugliesi, famosa por divulgar programas alimentares restritivos e exercícios sem possuir formação acadêmica na área.          Ademais, as campanhas publicitárias também contribuem para a problemática em questão. Esse fato é decorrente da utilização de modelos magras e rapazes fortes, alterados por programas de edição de fotos, para divulgação de diversos produtos, como marcas de roupas e sapatos. Por conseguinte, os jovens consumidores se sentem na obrigação de seguir aquele biotipo e para atingir tal corpo, esses indivíduos desenvolvem transtornos não só alimentares como anorexia, bulimia e vigorexia, mas também mentais, como a depressão, por não alcançar o físico desejado.        Torna-se evidente, portanto, que medidas são necessárias para que a obsessão pela aparência seja amenizada entre os brasileiros. Em razão disso, os diretores das escolas devem organizar palestras com psicólogos e pedagogos para os adolescentes do Ensino Fundamental II e Médio sobre os benefícios e a necessidade de aceitar o próprio corpo. Além disso, o Ministério da Saúde juntamente ao setor privado deve disponibilizar apoio psicológico e nutricional para a população e realizar campanhas publicitárias acerca dos riscos da busca incessante pelo corpo perfeito. Desta maneira, haverá diminuição na ocorrência de transtornos alimentares e mentais no Brasil.