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Enviada em: 21/08/2017

Para o filósofo e poeta espanhol Ramón de Campoamor, “A beleza está nos olhos de quem a vê.” A conhecida frase permite uma reflexão acerca do conceito de belo difundido pela mídia e absorvido pela sociedade: mulher magra e homem musculoso. Alienadas, muitas pessoas não são capazes de refletir sobre as consequências do exagero de suas ações na busca pelo arquétipo muitas vezes inalcançável.    É importante pontuar, de início, os meios midiáticos onde o corpo ganha mais espaço. No Brasil há uma crescente crescente preocupação com o padrão corporal, com a dieta alimentar e o consumo excessivo de anabolizantes, impulsionados basicamente pelo processo de massificação das mídias. Tal fato pode ser ratificado na internet nos perfis de Facebook e Instagram valorizando os traços de um corpo considerado perfeito, indicando atividades físicas, dietas e cirurgias para alcançar esse padrão.     Em consequência de tais fatores, vê-se, a todo instante, pessoas buscando rapidamente alcançar determinadas formas de modelagem corporal, sem que necessariamente elas buscam fazer com saúde. Por exemplo, muitas vezes quando um individuo busca emagrecer rapidamente ele acaba cometendo alguns delitos contra o próprio corpo, entre eles parar de comer, isto é anorexia um distúrbio alimentar que provoca uma perda de peso acima do que é considerado saudável. Outrossim, é o uso excessivo de anabolizantes, sem orientação médica causa mais prejuízos ao corpo do que benefícios.     É notório, portanto,  que a busca do corpo considerado ideal, é colocado à frente da busca pelo bem estar e da saúde, assim medidas são necessárias.Em primeiro plano, cabe a realização de fóruns, debates e palestras promovidas pelo Poder Público em associação com ONGs, com a participação de especialistas em filosofia e psicologia tendo a finalidade de orientar a população acerca da relevância da aceitação pessoal, bem como tomar decisões mais eficientes frente à problemática. Ademais, a mídia, enquanto formadora de novos comportamentos e opiniões, deve criar propagandas educativas nos veículos de comunicação e telenovelas que abordem o tema a fim de superar os ideais de beleza e garantir a harmonia da sociedade brasileira.