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Enviada em: 28/05/2018

Sem ação não há melhoria. Segundo à segunda lei da termodinâmica, a quantidade de entropia (grau de desordem) tende a aumentar atingindo, com o tempo, seu valor máximo. Relativo a isso, é possível comparar a teoria com o desequilíbrio entre consumo e sustentabilidade, uma vez que persistindo a cultura do consumo em consonância com a publicidade infantil, o impasse agravará progressivamente.   Na sociedade brasileira, é possível comprovar empiricamente a teoria determinista, na qual afirma que o indivíduo é influenciado pelo meio que está inserido. Já que, é inquestionável o fato de que a população, a todo momento, é incentivada veementemente ao consumo, criando uma espécie de cultura em que quem consome mais tem mais status social; definido pelos filósofos Adorno e Horkheimer como indústria cultural".   Outrossim, um fator agravante para o consumo exacerbado é a publicidade infantil. Tendo em vista que, a criança, por ter seu sistema nervoso em desenvolvimento, é facilmente manipulada por propagandas; gerando, futuramente, outro adulto irresponsável e inconsciente e, presentemente, em doenças como obesidade e diabetes, doenças que não afetavam crianças em séculos anteriores.   Dessa forma, conforme a afirmação de Nelson Mandela, 'a educação é a principal arma capaz de mudar o mundo", é possível inferir que, para gerar o consumo sustentável, é necessário modificar a raíz da sociedade, a educação. Seria exequível, portanto, por parte do Ministério da Educação adicionar à grade curricular do ensino fundamental uma matéria voltada exclusivamente voltada à conscientização da criança, sendo um dos temas o consumo consciente, os educando sobre seus impactos e como consumir de maneira sustentável, incentivando o entretenimento das crianças em atividades físicas, como esportes ou brincadeiras, criando, assm, indivíduos conscientes a respeito de seu dever em preservar o meio ambiente e , ao mesmo tempo, uma geração mais saudável.