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Enviada em: 08/08/2018

Desde a Revolução Industrial, entende-se que apenas uma sociedade de consumo é capaz de alavancar uma nação. No entanto, quando se observa a relação entre consumismo e sustentabilidade, verifica-se que este ideal capitalista é constatado na teoria, e não desejavelmente na prática, e a problemática persiste muito presente na realidade do país. Neste sentido, dois aspectos fazem-se relevantes: a permanente insistência da publicidade e seu impacto no meio ambiente.      É indubitável que a questão da publicidade esteja estre as causas do problema. Segundo o sociólogo Karl Marx, a desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas. De maneira análoga, é possível perceber que a indústria publicitária não está preocupada com as possíveis consequências do consumismo, haja vista, que é exatamente este entrave que movimenta o mercado.    Outrossim, destaca-se o consumo demasiado como um dos principais impulsionadores de impactos ambientais. Isso ocorre, por conta do acúmulo de lixo e desmatamento para atividades industriais - que acabam por produzir em excesso - o que gera consequências nocivas à vida, ressalta-se o aquecimento global, poluição de rios e oceanos e, não obstante, o desaparecimento da fauna e da flora local. O Greenpeace, por exemplo, emitiu um alerta sobre a situação atual da Floresta Amazônica, que já teve quase a metade de seus hectares desmatados, seja pela atividade agrícola, ou alta demanda de extração de matéria prima.      Sendo assim, é necessário que o Governo, em parceria com a Ong supracitada, Greenpeace, crie campanhas de conscientização, através de uma ampla divulgação, incluindo propagandas televisivas e entrevistas e jornais alertando sobre a influência da mídia na sociedade e seus efeitos no meio ambiente. Como já foi dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação muda as pessoas, e essas mudam o mundo. Logo, o MEC, deve instituir nas escolas, palestras e debates acerca do consumo consciente. Destarte, construindo um mundo melhor para as gerações futuras.