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Enviada em: 07/08/2018

O consumo é condição e aspecto do modo de produção capitalista. Desde bens essenciais, indispensáveis à sobrevivência, até os supérfluos trata-se de uma atitude inerente ao homem contemporâneo, pelo menos em tese. Contudo, o ato acentuado e depredatório de um consumo sem critérios, causa danos no aspectos sociais e, também ecológicos.       Em primeiro plano, vale analisar o crescente uso das redes sociais como força propulsora do consumismo. De fato, trata-se de uma ferramenta de publicidade de bens e serviços fundamental. Entretanto, o problema surge quando se constata que o universo "on line" corrobora para a ideia prejudicial de que tanto o produto, quanto o indivíduo têm status e hierarquia dentro da ideologia do consumo.        Essa perspectiva é analisada pelo sociólogo, Bauman no livro " Vida para o consumo: transformação de pessoas em mercadorias" como uma desarticulação nas relações entre os indivíduos que gera, infelizmente, um estado de insatisfação e mal e estar. Isso, de certo modo, converge para o aumento do consumo de produtos,por vezes,desnecessários e dissociados de consciência ecológica,  a fim de construir uma imagem social.        Outro aspecto relevante, é a negligencia da sustentabilidade, ou seja, o uso de modo a garantir o recurso para gerações futuras, pelo setor produtivo. Vale ressaltar, que é imprescindível deslocar a ideia de lucro pautado no estimulo do mercado ao consumismo, dando-lhe revalorização a partir de ações de sustentabilidade, por exemplo, investimentos em técnicas de reutilização de matéria prima, química verde e desenvolvimento tecnológicos que, também são provedores de lucratividade.       Portanto, o equilíbrio entre consumo e sustentabilidade exige mudanças. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação deve investir em parcerias públicas e privadas que promovam pesquisas, em centros universitários a fim desenvolver tecnologia sustentáveis para a industria. Ademais, o Ministério do Meio Ambiente, deve criar peças publicitárias a serem divulgadas em redes sociais sobre consumismo e meio ambiente.