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Enviada em: 03/10/2018

A Revolução Industrial foi um processo de industrialização e modernização dos sistemas vigentes, que ocorreu na Inglaterra durante o século XVIII, e se difundiu com o passar dos anos para outros países. Posteriormente, houve grande intensificação na produção de serviços e produtos oriundos desse desenvolvimento tecnológico, mas a falta de um olhar sustentável relacionada a situação foi essencial para que acontecesse um desequilíbrio. Dessa forma, é preciso analisar como a massificação de mercadorias influencia na sustentabilidade, a fim de encontrar um equilíbrio e uma harmonia entre ambos.    O conceito sobre Indústria Cultural criado por Theodor Adorno e Max Horkheimer, filósofos alemães, é imprescindível para a compreensão de consumo em massa, pois trata sobre o produzir com finalidade de lucrar e de usar artifícios publicitários para que o ganho seja maior do que a ideia ou a funcionalidade do material. Dessa maneira, os consumidores vão sendo alienados e optam por comprar desenfreadamente, sem tomar um posicionamento crítico prévio de como sua ação pode prejudicar o ambiente. Partindo desse pressuposto, quanto maior for o estímulo de compra, maior será o desmatamento; a poluição; as queimadas, pois como não há um planejamento - de uso proporcional de matéria-prima, de descarte de eletrônicos e outros materiais, assim como a redução da produção massiva destes -  ou ele é ineficaz, a natureza é afetada.    Todavia, hodiernamente, já existem ONG's como a Greenpeace - que é uma organização voltada para a preservação ambiental e incentiva ações práticas a fim de reduzir os impactos ambientais e de fazer os indivíduos ponderarem sobre a degradação do ecossistema. Portanto, para que o equilíbrio e a harmonia sejam possíveis é preciso analisar-se como consumidor e refletir se o que se adquire é realmente necessário, como essa aquisição pode afetar a natureza, além de reduzir a grande difusão de propagandas alienadoras e aplicar nas empresas a forma de produção "just-in-time" - na qual o produto é feito sob medida e encomenda - com o fim de evitar a produção em massa e desperdícios.   Diante dos fatos supracitados, a cultura de massa afeta o desenvolvimento sustentável e ambos precisam ser balanceados. Desse modo, empresários juntamente aos Ministérios de Meio Ambiente devem elaborar um projeto de consumo-produção sustentável por meio de um equilíbrio na predação de matéria-prima - não retirar mais do que o necessário - reflorestamento do local, sistema de descarte apropriados de seus produtos em pontos espalhados pela cidade, aplicação do modelo de produção "just-in-time", além de criar campanhas que estimulem ao consumidor comprar de forma consciente para que haja uma paridade na sustentabilidade e na consumação.