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Enviada em: 09/10/2018

Em 2018 o vídeo intitulado "Quanto custa o outfit?" chamou atenção de muitas pessoas ao mostrar jovens e crianças exibindo roupas e acessórios caríssimos. Consumir é uma tentação que atinge a sociedade diariamente. A todo instante e em todo lugar passam propagandas de roupas, calçados, produtos no geral provocando o consumo por impulso nas pessoas. No entanto, se esse consumo continuar desenfreado chegará o momento que o planete Terra não terá condições de suportar, tanto por falta de recursos naturais, quanto pelo acúmulo de lixo.    O avanço tecnológico promoveu a divulgação de informações, sendo a internet uma ferramenta bastante aproveitada pelo comércio, levando em consideração o regime capitalista atual. Assim, influenciar o indivíduo a consumir seu produto está cada vez mais fácil uma vez que a sociedade brasileira não planeja o que comprar, tampouco considera o que é ou não supérfluo. A prova disso é que hoje consume-se 1,5 vezes o que o planeta tem para oferecer.     Além disso, a obsolescência programada é outro fator que contribui para o consumo excessivo. Anos atrás os aparelhos eletrônicos duravam muito tempo, hoje, os celulares são trocados mais de uma vez ao ano por pessoa, pois vão se tornando ultrapassados, obsoletos. Isso faz com que as pilhas de lixo, sobretudo o lixo eletrônico, tornem-se cada vez maiores. Levando em consideração que não há a prática da coleta seletiva, esse lixo é descartado de qualquer forma, sendo um agravante para a poluição do meio ambiente.   Dado exposto, é necessário que o Estado invista na coleta seletiva, reciclagem e reutilização de materiais por meio dos catadores de lixo, diminuindo assim, o lixo nos aterros. O Estado deve exigir das organizações  as certificações ISO 26000 (Responsabilidade Social) e a ISO 14001 (Gestão Ambiental) a fim de que a extração dos recursos naturais e descarte de resíduos seja feita de forma correta e menos agressiva. E a sociedade deve contribuir separando seu lixo, planejar os consumos, reutilizar o máximo e avaliar as medidas tomadas pelas empresas que é cliente. Essa mudança de comportamento é difícil mas será um benefício para todos.