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Enviada em: 16/10/2018

As consequências da Revolução Industrial podem ser notadas na sociedade através dos diversos avanços técnicos e científicos. Entretanto, existe, também, o viés negativo desse processo histórico, o meio ambiente nunca foi explorado e devastado com tanta intensidade. Dessa forma, pode-se destacar como principal agravante o consumismo decorrente, sobretudo, da falta de informação e ganância industrial.      Segundo levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 36% dos brasileiros entrevistados admitem o ato de comprar como forma de aliviar o estresse. Esse dado demonstra o quão comum é o consumismo, mas também chama a atenção para a questão da informação. É preciso propagar as consequências do consumo exagerado para o meio ambiente e como afetam o dia a dia da população, como o cálculo da Água Virtual, esse que mostra o alto gasto hídrico que demanda a produção industrial, o que pode afetar a disponibilidade do recurso.      No quesito da ganância, o líder messiânico Mahatma Gandhi é conhecido por condená-la, ''A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos sua ganância'', no tempo, o indiano lutava contra o imperialismo e industrialização inglesa no país. Culpa-se os industriais pois é possível minimizar a poluição fabril, todavia, é dispendioso mudar a estrutura produtiva e todos que beneficiam-se dela. Por exemplo, a obsolência programada é uma prática que diminui a vida útil de artigos industriais, incutindo a constante renovação desses pelos consumidores.      Portanto, fica clara a influência do consumismo para o desequilíbrio da sustentabilidade, por isso, tendo em vista suas causas, cabe ao Estado reduzir a influência da avareza industrial no comportamento do consumidor. Para isso, é preciso limitar a produção de artigos de durabilidade muito curta e combater, junto ao consumidor, a obsolência programada, com o fito de diminuir a produção de resíduos. Ademais, é dever das escolas transformar a sociedade, por meio da conscientização das crianças acerca do consumo e da sustentabilidade, engajando-os à questão ambiental.