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Enviada em: 24/10/2018

Um dos maiores vilões da responsabilidade sustent´vel é a necessidade de consumo da população mundial, a qual cresce exponencialmente e causa alarde em organizações voltadas à defesa do meio-ambiente, de onde advém a matéria-prima dos materiais de consumo. O consumismo exagerado se propagou muito nos últimos séculos, chegando ao ponto de parte da população prioriza-lo. As pessoas estão esquecendo o quão vital é para a sobrevivência da humanidade cuidar da saúde do planeta.       A estratégia da indústria para manter o cliente sempre gastando é relativamente simples: Ao vender certo produto, lançar uma "nova versão" em seguida, com alguma mudança em relação ao primeiro. Desta forma, o comprador irá sempre trocar seu produto recém adquirido por esta versão "mais moderna". Esse esquema funciona graças a campanhas publicitárias, que fazem as pessoas pensarem que serão mais felizes com o lançamento do que com o produto já obtido.       A ambição empresarial passa por cima de tudo para atingir o seu único enfoque: O lucro, e isso inclui o meio-ambiente. Conquanto, existem ONG's e movimentos que defendem o desenvolvimento sustentável, como por exemplo o Greenpeace, expondo para a mídia e população as atrocidades cometidas pelas indústrias nesta corrida por dinheiro. A responsabilidade sustentável muitas vezes parece não existe quando se olha para o desmatamento da floresta Amazônica, ou a poluição causada nos mares.       Tendo em vista tudo explanado até aqui, fica claro o quão mal o consumo desenfreado pode fazer ao planeta. Uma saída é investir na reciclagem para reutilização desses recursos naturais já gastos, juntamente com uma política global de conscientização sobre os benefícios dos materiais reciclados, para não continuar esgotando os recursos naturais da terra. Uma política de melhor fiscalização das leis de proteção ambientais também se faz extremamente necessária para garantir um futuro melhor visando todos os sere vivos.