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Enviada em: 26/10/2018

Platão afirmou:"O importante não é viver,mas viver bem".Esse pensamento encaixa-se no atual panorama do século XXI,visto que muitos indivíduos sentem-se realizados no ato da compra de um objeto.Todavia,nota-se um consumo desregrado por parte da população o que corrobora para mais gastos de recursos naturais.Dessa forma,é possível afirmar que não apenas os meios midiáticos,mas também as escolas são dois protagonistas que podem reduzir essa problemática.    Primeiramente,durante o Período Medieval,era a Igreja Católica que controlava o comportamento de parte da sociedade.Entretanto, com o advento das novas tecnologias proporcionadas pela Terceira Revolução Industrial a mídia em geral assumiu esse lugar.Para Karl Marx ideologia é um conjunto de ideias falaciosas,muitas vezes propagadas pelos meios de comunicação,com o objetivo de persuadir o interlocutor.Dessa maneira,fenômenos como o "fetichismo de mercadoria",isto é, supervalorização de um produto tal qual é o celular,contribui para o consumismo e o hiperconsumo. Sendo assim,mais recursos da natureza serão gastos.    No entanto,cabe ressaltar que as instituições de ensino podem ser vistas como ferramentas para combater o desequilíbrio entre consumo e sustentabilidade.Segundo o filósofo Immanuel Kant:"O homem é aquilo que a educação faz dele".Nesse sentido,fica claro que esses ambientes educacionais não podem restringir-se em apenas escolarizar os alunos , mas sim fomentar a criticidade e prepará-los para saberem lidar com os novos desafios pós -modernos,como por exemplo a obsolescência programada dos produtos,ou seja,o incetivo na troca de mercadoria durante a vida útil do mesmo. Dados do diretor-executivo da Greenpeace mostram que essa realidade fez uma parte das pessoas do mundo consumirem vinte e oito porcento a mais do que há dez anos.    Fica explícito,portanto,que medidas precisam ser tomadas.Uma ação da mídia como um todo,por meio da elaboração de novelas,filmes e seriados com personagens e cenas voltadas para a temática,aliado a curtos documentários científicos sobre o assunto nos intervalos propagandísticos ajudará a minimizar o problema.Somado a isso,o Ministério da educação deve oferecer palestras para o corpo discente e familiares,nos colégios e aos finais de semana,com participação de profissionais da área de gestão ambiental, para que estes esclareçam a relevância  do tema para os cidadãos.Espera-se  ,com isso,o verdadeiro viver bem afirmado por Platão.