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Enviada em: 26/02/2019

De acordo com o ‘’Greenpeace’’, consume-se hoje 1,5 vezes mais do que o planeta terra tem para oferecer e, caso não sejam tomadas atitudes, certamente as próximas gerações serão prejudicadas. Diante da gravidade dessa questão, urge uma mudança na cultura do consumo e na postura dos fabricantes.     Nesse contexto, mudanças nos hábitos de consumo diário se multiplicados por uma escala global, trarão grandes resultados. De acordo com Kant -- filósofo do século XVIII--, todos devem agir como se a máxima de suas ações, pudessem se tornar uma lei universal. Dessa forma, antes de consumir água ou produtos de maneira descontrolada o cidadão deve, antes, se perguntar: E se, por eu desperdiçar água, todos o fizessem? Mediante esse questionamento, é possível que haja um consumo sustentável.   Além disso, vale salientar que grandes empresas, de forma gananciosa, diminuem cada vez mais a vida útil dos produtos para aumentar suas vendas e lucro. Assim, o consumismo, que surgiu junto com as indústrias e tomou proporções ecumênicas com a revolução industrial, torna-se sinônimo de lucro. Fica claro, pois, que caso os princípios dessas empresas não mudem, em alguns anos, não haverá mais matéria-prima para transformar em lucro.    Portanto, com intuito de mitigar os impactos às próximas gerações, medidas tornam-se necessárias. Logo, cabe as mídias, em consonância com as escolas, incitar o consumo consciente, de modo a mostrar, por meio de campanha e programas com o um cunho educativo, os males do consumismo para a sociedade. Ademais, é imprescindível que o governo estimule projetos ecológicos, fornecendo subsídios fiscais. Somente assim, será possível atingir um nível de consumo que o planeta suporte.