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Enviada em: 17/08/2019

Desde a Primeira Revolução Industrial , o mundo vive uma realidade de intenso desenvolvimento técnico e tecnológico , que resultou numa sociedade pautada no crescimento industrial e no consumo . Porém , o crescimento urbano não aderiu à sustentabilidade como meio prioritário , e sofre hoje com uma intensa perda de camada vegetal , que prejudica a diversidade da fauna e flora brasileira . Nesse viés , dois aspectos fazem-se relevantes :a falha educacional em promover um ensino abrangente sobre a importância natural do país e a não conciliação industrial entre desenvolvimento e sustentabilidade .    Primeiramente , as escolas , como responsáveis pelo desenvolvimento cognitivo e formação sociocultural do aluno , devem fomentar a importância da preservação do ecossistema nacional . Outrossim , a educação ambiental tornou-se lei em 27 de abril de 1999 , que afirma :"educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional , devendo estar presente , de forma articulada , em todos os níveis e modalidades do processo educativo " . Logo , devida à personalidade ainda em formação e curiosidade das crianças e adolescentes , tal ensino faz-se indispensável  , ao contribuir para o crescimento humanitário e sustentável do indivíduo .     Ademais , o grande desenvolvimento industrial e consumista brasileiro não conseguiu conciliar sua ampliação com a sustentabilidade , o que resultou numa grande perda da fauna e flora do país . Assim como em grande parte do território nacional , a Mata Atlântica sofreu diversas alterações em sua estrutura e composição , e conta hoje com somente doze por cento de sua cobertura original segundo o INPE ( Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ) , ao se encontrar na região litorânea do Brasil , dentro de alguns dos estados mais industrializados do país .  Conclui-se que , devido à falha ampliação econômica brasileira , o destino das reservas naturais é a destruição .      Portanto , diante da falha educacional e industrial em conciliar o consumo e a sustentabilidade , uma mudança faz-se necessária . Por conseguinte , o Ministério da Educação e o Ministério do Meio Ambiente devem , por meio de verbas governamentais , garantir uma educação que agregue no conhecimento ambiental e promover eventos públicos , ao aderir a aulas de atualidades que ensinem e debatam sobre o tema , de forma a garantir um ensino informativo e qualificado , e realizar , em âmbito escolar , atividades dinâmicas abertas ao público , com palestras e atividades sustentáveis , ao fornecer ao indivíduo um crescimento mais consciente e auxiliar na formação das gerações futuras , que estarão, assim como as atuais , responsáveis pela mudança ideológica do consumo sustentável .