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Enviada em: 10/04/2017

O crescimento de compras compulsivas tem sua origem após os eventos da Revolução Industrial do século XVIII, onde os processos de produção e circulação de bens foram potencializados. Com esses avanços, as pessoas se distanciaram do conhecimento quanto aos meios de produção e se tornaram alienadas pelo alto consumo.  As compras desvinculadas das necessidades são um reflexo do investimento, feito pelas grandes empresas produtoras de bens, na alienação do consumidor. Estas usam das mídias de fácil acesso como outdoor, jornais e principalmente as redes televisivas, para influência as pessoas a consumirem cada vez mais produtos, impondo a elas necessidades que antes não existiam.  Além disso, com o aumento do consumo, há também um aumento nas produções, que por sua vez, utilizam grandes quantidades de recursos naturais como combustíveis para a realização do processo de produção. Existe então um grande problema, uma vez que, muitos desses recursos não são renováveis, podendo o alto consumo leva-los ao esgotamento precoce  É necessário que as pessoas tomem conhecimento sobre os meios de produção e não sejam manipuladas por falsos desejos impostos pelas mídias. O estado deve investir em campanhas nos diversos locais públicos visando sempre alertar sobre os riscos dos níveis exagerados de consumo e sobre a falsa sensação de certas necessidades que a mídia nos impõe. Deve também mostrar a sociedade que é possível viver bem com menos consumo, e que realizar um planejamento antes de sair às compras pode ser favorável não só para o meio ambiente, mas para o seu próprio bolso. Associação de moradores devem organizar passeatas, em locais públicos, como praças e avenidas, no intuito de incentivar a coleta e a reciclagem do lixo domestico, transmitindo a mensagem de que reciclar é uma maneira de contribuir para a economia de recursos naturais, e possibilita também, a geração de empregos em outros setores da sociedade.