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Enviada em: 26/06/2017

O mundo capitalista avançou a partir das Revoluções Industriais permitindo a ascensão da globalização e era do consumo. Emerge nesse contexto uma problemática: o desequilíbrio entre consumo e sustentabilidade. Diante dessa realidade, é necessário combater esse dilema.  A princípio, as empresas transnacionais são as grandes responsáveis pela produção dos produtos, sejam eles duráveis ou não duráveis, em toda parte do mundo. O grande incentivo ao consumo com as propagandas publicitárias por meio da mídia, contribuíram para o aumento do mercado consumidor o qual provoca inúmeros problemas para o meio ambiente como: poluição, emissão de gases poluentes que agravam o efeito-estufa e entre outros.  Além disso, os recursos naturais devem ser usados de forma consciente, respeitando sempre os seus limites. O grande número de lixo causados pelo consumismo exacerbado, a falta de reciclagem e de materiais totalmente biodegradáveis, ocasiona em consequências negativas para a natureza gerando o grande desequilíbrio.  Torna-se evidente, portanto, a necessidade de apontar medidas e estratégias para que haja um equilíbrio entre a sustentabilidade e o consumo. Uma primeira ideia seria, a parceira entre o Ministério do Meio Ambiente e as ONGs mostrarem campanhas educativas pela mídia para o consumo consciente,para desenvolver cada vez mais a reciclagem e como também incentivarem as empresas a utilizarem os materiais biodegradáveis. Por fim, a escola juntamente com a família poderiam revelar desde cedo as crianças os malefícios do consumismo e os efeitos provocados na natureza.