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Enviada em: 25/08/2017

Sustentabilidade é suprir as necessidades da geração atual, sem esgotar os recursos para as futuras gerações. Porém, na prática, não é o que vem acontecendo, visto que existe um enorme contraste entre o equilíbrio ambiental e os padrões de consumo da população, a qual, ao longo dos anos, vem consumindo mais do que a capacidade que o planeta tem de recompor os recursos naturais extraídos.     Outrossim, a demanda desenfreada por produtos, resultante do consumo exacerbado gera um encadeamento que advém da superlotação das áreas destinadas ao despejo de materiais descartados e da diminuição dos recursos naturais não-renováveis a curto prazo. Logo, se não houver mudança no comportamento consumista das pessoas, não haverá como lidar com os problemas ambientais já que a situação estará insustentável, segundo previsões do "Greenpeace".     Somando-se a isso, as propagandas massivas promovidas pelos meios midiáticos incentivam a população a comprar cada vez mais. A exemplo disso a "Black Friday", um dia em que as lojas oferecem grandes descontos, fazendo com que o cliente crie uma falsa necessidade de aproveitar a "oportunidade", desconsiderando a real necessidade de adquirir o produto, descartando-o logo em seguida.     É preciso instruir as pessoas incentivando a reflexão e a mudança nos hábitos de consumo. Outrora, já dizia Nelson Mandela, que a maior arma para mudar o planeta é a educação; e não poderia ser diferente quando se trata de educar a população para que consumam de maneira sustentável.    Dito isto, as instituições de ensino podem contribuir na promoção de atividades que estimulem a conscientização dos alunos ao adquirir produtos considerando aspectos como os materiais utilizados na fabricação, o tempo de vida útil, tempo de decomposição e o descarte adequado. As Ong's no desenvolvimento de campanhas de sensibilização da população estimulando-a a dar  preferências a produtos não-descartáveis diminuindo o descarte desnecessário dos produtos.