Envie sua redação para correção
    "Penso que cegamos, penso que estamos cegos, cegos que veem, cegos que vendo não veem". O trecho do romance "Ensaio sobre a Cegueira" de José Saramargo critica a alienação de uma sociedade invisual. Analogamente, tal obra atemporal assemelha-se ao cenário contemporâneo, quando o corpo social não enxerga o empreendedorismo social como um negócio capitalista capaz de combater a pobreza nacional. Nesse contexto, é necessário analisar como fatores como a inobservância governamental e herança histórica social causam a problemática em questão.
    
          A princípio, a negligência governamental é uma das principais causadoras do problema. Destarte, o iluminista Rosseau afirma o papel do Estado em garantir a igualdade jurídica para todos. Contudo, a prática deturpa a teoria, embora a pobreza estivesse presente como uma das metas durante elaboração da Constituição, para milhões de brasileiros tal adjetivo ainda continua presente. Em decorrência disso, como método de amenizar essa carência, o empreendedorismo social se torna uma saída para o benefício negado pela Constituição .Dessa forma, evidencia-se a importância da atuação do Estado como forma de combater a problemática em questão.
    
          Não obstante,  de acordo com o Mapa da Indústria, 77% das pequenas e médias empresas afirmaram temerem a taxa de juros elevados ."A maior descoberta da minha geração é: um ser humano pode mudar a sua vida mudando a sua atitude mental". O fragmento de William James ratifica a atitude mental como determinante para alcançar determinados objetivos. Assim, ao gozar da oportunidade de adquirir, por meio de ações sociais, o microcrédito, por exemplo, a problemática da pobreza ed a fome poderá ser combatida, tendo em vista que muitas pessoas, por serem marginalizadas, não  possuem assistência ao crédito.
    
          Torna-se evidente, portanto, que o fatorem questão ameniza as deficiências dos preceitos morais e constitucionais. Sendo necessário a atuação das escolas, campus universitários e/ou sedes comunitárias, em virtude de serem instituições formadoras de caráter, em criar engajamento pedagógico por intermédio de palestras - tendo em vista sua capacidade de exercer influência no funcionamento das engrenagens sociais - administradas por economistas, ou simpatizantes, por meio de debates a fim de despertar o senso crítico . Desse modo, será possível combater a cegueira dita por Saramargo.