O empreendedorismo social e o combate à pobreza no Brasil.

Envie sua redação para correção
    Empreendedorismo relaciona-se com o ato de promover ações capazes de mudar uma realidade. Em meio a um longo período de crise, a sociedade brasileira encontrou como opção o empreendedorismo , o qual foi responsável por cativar a criatividade da população a fim de buscar alternativas de atividades que trouxessem lucro. Nesse viés, deve-se ressaltar que, a fim de ampliar o combate à pobreza no Brasil, o empreendedorismo tem tornado-se fundamental. 
     Em princípio, deve-se destacar que é notável a proliferação do comércio informal no Brasil, o que classifica um alto nível de pobreza no país. No entanto, tal situação disfarça o grande poder empreendedor de grande parte dos mercados. A Organização Mercado Popular afirma que o rompimento com a pobreza se dá de distintas formas, e em muitas delas os comércios locais são fortes catalisadores da mudança. Ao ter um meio de subsistência autônomo, o pequeno empresário deixa de necessitar de ajudas de curto prazo e de favores de terceiros. Logo, percebe-se a importância do empreendedorismo a fim de combater pobreza no Brasil. 
     Somado a isso, vale ressaltar que outra situação ocorre quando jovens de baixa renda passam a investir no empreendedorismo a fim de segui-lo como profissão, deixando de ser visto pelos mais pobres como uma necessidade de sustento e o enxergando como uma opção de trabalho. A revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios relata sobre a ONG Junior Achievement, que prepara jovens em situação de risco para o mercado de trabalho, com destaque ao empreendedorismo. Logo, nota-se a preparação dada aos mais pobres, a fim de incentivá-los a seguir esse ramo no mercado brasileiro. 
     Sendo assim, percebe-se a relevância da participação do Governo, que poderá realizar projetos de apoio aos pobres, que, por meio de sustentos financeiros, poderão ser incentivados a construir seus próprios negócios. Ressalta-se também, a importância da mídia, grande difusora de informações, a qual poderá divulgar, por meio das principais redes de comunicação, sobre os projetos realizados pelo Governo, a fim de instruir a população sobre o assunto. Com a adoção de tais medidas, pode-se prever a ampliação do combate à pobreza por meio do empreendedorismo social.