O empreendedorismo social e o combate à pobreza no Brasil.

Envie sua redação para correção
    O filme "Makala", dirigido por Emmanuel Gras, conta a história de um jovem rapaz que procura dar um futuro melhor para a família e trabalha muito todos os dias, a pobreza é retratada de forma explicita devido aos aspectos psicológicos. A realidade do Brasil não é diferente, milhões de pessoas sofrem com a desigualdade social e passam a vida toda trabalhando muito para mudarem essas condições. Mas, a raiz desse impasse está ligada ao processo colonizador e a escravidão do território brasileiro, que quando acabou, junto ao êxodo rural, ocasionou a falta de infraestrutura das cidades para receberem mais habitantes.
       Em 2018, o IBGE fez um estudo e foi relatado que em um ano, aumentou cerca de 2 milhões de brasileiros que sofrem com a pobreza, segundo a página de notícias do G1. O número cresce deliberadamente devido á desigualdade social presente no país, por conta da concentração política e das indústrias no sul do país, os estados do norte e nordeste são os que mais sofrem com a pobreza. Ademais, há casos de pobreza extrema e atinge cerca de 7% dos brasileiros.
       Além disso, o Brasil é um país subdesenvolvido, as chances disso mudar são poucas devido á falta de emprego que aumenta a pobreza e traz muitas consequências, como: fome, doenças, violência e emigração. Apesar dos programas assistenciais criados no governo Lula terem recuado um pouco do índice desses fatores, há ainda muito deles presentes na vida dos brasileiros. Isso é mostrado pelo Banco Mundial que alertou em abril desse ano que o Brasil continuará sofrendo com o aumento da pobreza, segundo a notícia do G1.
       Em sumo, é explícita a pobreza no Brasil e as raízes dela, portanto, é necessário que o Ministério do Trabalho tome atitudes devido a falta de emprego e desenvolva um programa que facilite a entrada do brasileiro no mercado de trabalho. Também, é indispensável que o Ministério da Educação promova programas de inclusões e tragas mais oportunidades na educação para crianças pobres para que elas possam moldar um futuro melhor sem precisarem trabalhar muito cedo.