Materiais:
Enviada em: 28/05/2018

A prática esportiva favorece a vida de variadas pessoas,reduz o aparecimento de doenças como hipertensão,diabetes e obesidade,porém,a atividade física não é apenas um sinônimo de cuidado com a saúde.Tendo em vista que tem sido,cada vez mais,um artefato de inserção e inclusão social de indivíduos socieconomicamente marginalizados.    Nesse sentido,após o contato com as práticas esportivas a visão de mundo foi diferente para diversas pessoas.A jovem Rafaela Silva é um exemplo de superação;negra,humilde e talentosa,vinda da triste realidade das favelas do Rio de Janeiro,teve seu destino modificado pelo judô,atualmente é campeã olímpica e mundial,esse é o legado que fica aos indivíduos que têm a vivência com o esporte,é por meio de projetos sociais que o público infantojuvenil tem a oportunidade de adquirir bons hábitos e formação de valores,contudo,o Ministério de Esportes não mantêm recursos disponíveis para alcançar todos os indivíduos.    Consoante ao pensamento de Immanuel Kant,o ser humano é aquilo que a educação faz dele.Nesse entendimento,pode-se ver a influência do fator educacional no comportamento da sociedade contemporânea,a aprendizagem e o esporte são poderosas ferramentas de integração comunitária,a prática esportiva no ambiente escolar é um dispositivo eficaz para atrair jovens que muitas vezes estão sem perspectiva de vida,é por meio do entretenimento que crianças e adolescentes se sentem motivados aos estudos e têm uma visão de mundo melhor.   Diante disso,no Brasil,o esporte é um instrumento pouco desenvolvido e aproveitado,logo,precisa ser mais considerado.É imprescindível que a Receita Federal, deva investir maior parte dos impostos arrecadados em instituições de ensino,desse modo,cabe ao Ministério da Educação criar e melhorar a relação existente entre esporte e educação como elementos básicos da melhoria de qualidade de vida,cada escola deve conter a instalação de ginásio esportivo e tornar a educação física uma matéria fundamental.Além disso,é salutar o apoio pedagógico para projetos serem desenvolvidos em escolas,como proporcionar eventos entre si,a fim de despertar no estudante o interesse as práticas esportivas.