Materiais:
Enviada em: 21/05/2018

No Brasil atual, para muito cidadãos, o esporte é visto como apenas uma atividade física. Todavia, essa definição não abrange os vários benefícios que esta prática pode trazer aos indivíduos. Ao falar de esporte tem-se um mecanismo que ajuda não só no desenvolvimento físico de determinada pessoa, mas também no desenvolvimento social do indivíduo. Entretanto, a valorização desta atividade, muitas vezes, é esquecida principalmente pelas redes educacionais, no qual dão ênfase ao desenvolvimento intelectual baseado somente no raciocínio que é ensinado em sala de aula.  De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, os investimentos em esportes diminuiu os gastos em segurança pública. Isso se deve a uma maior inclusão que os esportes como vôlei, capoeira e futebol têm proporcionado as comunidades, pois uma vez que uma criança ou adolescente começa a fazer parte de um grupo em que ela se vê inclusa esta acredita que o esporte pode trazer uma nova perspectiva de vida. Como exemplo têm-se o jogador de futebol Ronaldo que praticava futebol em uma escola da comunidade em que vivia, e,  ainda muito jovem, tornou-se um dos melhores jogadores do país.  Porém, essa nova possibilidade é, muitas vezes, encontrada fora das escolas, visto que muitas destas não possuem educação física na grade escolar e, devido a isso, praticar esportes nas instituições é considerado recreação. Com à falta de professores de qualidade designados a essa matéria juntamente com à falta de espaços adequados para a prática destas aulas, o desenvolvimento social e psicológico  dos alunos fica prejudicado, uma vez que quem deveria assegurar educação de qualidade aos cidadãos mas não a faz.  Dado que o esporte é um instrumento de forte inclusão social no Brasil e que precisa ser evidenciado, é necessário que o Estado, por meio do dinheiro dos impostos, invista em professores de qualidade e na infraestrutura das escolas da rede pública, criando quadras com estruturas adequadas para à prática de tais atividades, e também disponibilize o material necessário, como bolas de basquete e futebol, para uma maior efetividade das aulas. Além disso, este deve fazer a criação de um material teórico contendo às várias áreas dos esportes, seus benefícios e suas regras, para que assim, os estudantes, desde pequenos possam ver no esporte uma forma não só de lazer mas também de oportunidades.