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Enviada em: 07/06/2018

Em 2006,foi criado o Ministério do Esporte no Brasil,dando-se a esse departamento governamental  a responsabilidade de elaborar ações de inclusão social ,viabilizadas pelo esporte ,com objetivo de pos- sibilitar o desenvolvimento humano do país.É perceptível, entretanto, que tal objetivo não foi efetivado plenamente,uma vez que os investimentos dados a essa prática não são suficientes para ampliá-la , sendo,muitas vezes,concentrados em determinadas modalidades ,o que faz com que a inclusão seja dificultada.        Em um primeiro plano ,é importante ressaltar que eventos como as olimpíadas expõem os níveis de investimentos que os países dão ao esporte. À  vista disso, ao se observar a performance que o Brasil teve nas paraolimpíadas de 2016 ,é notório que,mesmo tendo ficado entre os 10 países com as melhores pontuações, ainda a muito a se ampliar para alcançar o ideal de inclusão pelo esporte .Tal fato pode ser comprovado ao se analisar a grande discrepância entre o número de medalhas conquistadas pelo brasil e pela china ,primeiro lugar nos jogos ,a qual foi mais de 150.Diante disso, comparando-se os investimentos dados por esses países a tal evento esportivo,são perceptíveis as razões da diferença de medalhas ,dado que ,na política interna chinesa ,as práticas esportivas são vistas como prioridade ,dado que  são tidas como ferramentas educacionais e inclusivas ,sendo desenvolvidos  meios para que os seus esportistas apresentem elevados resultados.Nesse sentido ,é evidente que ,mesmo o esporte tendo grandes potenciais inclusão nacional ,esses são,em muitos casos ,limitados por uma questão de prioridade governamental .       Em um segundo plano ,é observado ,inúmeras vezes ,a concentração de investimentos em determi- nadas modalidades de esporte. Prova disso é o levantamento realizado pelo IBGE no ano 2016 ,o qual mostra que apenas 27% das quadras escolares brasileiras são polivalentes,enquanto mais de 50 % são estruturadas apenas para prática de futebol ,dificultando a diversificação esportiva .Nesse sentido ,as práticas  esportivas são limitadas apenas a um esporte, limitanto também os meios de inclusão,uma vez que ,ao não dar espaço a outras modalidades, são perdidas muitas habilidades corporais e mentais que poderiam gerar novos  esportivas e  auxiliar no melhor rendimento escolar dos jovens .      Logo,para possibilitar a inclusão,o Governo deverá aumentar as oportunidades, por meio da ampliação do número de quadras polivalentes e da contratação de professores de educação física que possam repassar aos alunos as noções de cada modalidade esportiva ,a fim possibilitar os desenvolvimento de novas habilidades .Além disso ,poderá investir em centros de treinamento,que irão continuar  a preparar os jovens após a saída do meio escolar,a fim de investir em novos  esportistas.