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Enviada em: 14/06/2018

Desde a Grécia Antiga, os jogos possuíam uma grande importância para os indivíduos, seja de natureza político, cultural ou social. Nesse viés, no Brasil, o esporte tem caráter social e até mesmo econômico. Entretanto, as ofertas de espaços públicos são deficitárias, marginalizando parte da população, contrariando os direitos de formação da cidadania.      Convém ressaltar, a princípio, que a Constituição federal de 1988 garante a prática desportiva. Porém, verifica-se que o poder público não cumpre seu papel como agente fornecedor de direitos mínimos. Em virtude, que de seis em cada dez unidades públicas de educação básica do país não contam com quadras esportivas, segundo dados inéditos do Censo escolar, e essa problemática, acentua-se ainda mais na zonal rural.       Outrossim, os investimentos são escassos na infraestrutura exigida para o desenvolvimento da disciplina, por vezes encarada como mera recreação; a atividade esportiva é fundamental para o desenvolvimento integral e bem-estar do aluno, construção de valores, socialização, e fortalecimento de vínculos. Ademais, muitas crianças e jovens, enxerga o esporte como uma forma de ascensão social e se espelham em ídolos do esporte, exemplos disso, é o jogador Neymar, família pobre e de bairro periférico, hoje atingiu a fama e  dinheiro, através do futebol.        Nesse sentido, urge que o Estado através do Ministério do Esporte em parceira com o Ministério da Educação estruture as escolas públicas, com quadras adaptadas para atender a todos, incluindo os portadores de necessidades, com especialistas adequados, para as práticas de atividades físicas, assim, formando a cidadania  e contribuindo para habilidade social da criança. Além disso, incluir  na grade pedagógica de todas as escolas, matérias de saúde e bem estar, mostrando os benefícios das atividades desportivas; convidando também a comunidade para participarem de gincanas. Portanto, segundo o sociólogo brasileiro Herbert Sousa, o desenvolvimento humano só existirá se a sociedade civil afirmar  participação e diversidade .