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Enviada em: 23/06/2018

O filme ¨Invictus¨, dirigido por Clint Eastwood, traz como tema central a história de Nelson Mandela ao tentar unir, por intermédio de uma Copa do Mundo, uma população dividida pelo apartheid. Baseado em fatos reais a narrativa revela a importância do esporte como ferramenta de união, mas sabe-se que ele é também um meio de inclusão social. No Brasil entretanto, a visão de que o atletismo é transformador ainda é limitada, devido,sobretudo, à carência de uma cultura esportista e à visão de que ser desportista é fácil.     Em consequência dos problemas mencionados, inúmeras instituições de ensino têm deixado a critério dos alunos se querem ou não participar das aulas de educação física. Nesse contexto, em que exercícios não são levados a sério e são buscados apenas para diversão, a escola falha em uma de suas funções essenciais, que é a de inserção e transmissão de princípios para os indivíduos. A instituição erra por ser o esporte um caminho fundamental para integração, em virtude de formar valores individuais, tais quais a noção de trabalho em grupo, o entendimento do que é perder e o que é ganhar, disciplina, respeito às regras, conhecimento dos bons hábitos , altruísmo e  alteridade.      Além disso, o atletismo também é um método de inserção social, pois oferece copiosas oportunidades aqueles que se encontram em situações de vida precárias e impede que crianças e adolescentes recorram à criminalidade. A jogadora de basquete feminino Bianca Araújo da seleção brasileira corrobora esse fato, visto que, ela passou a infância recolhendo lixo, mas com auxílio do esporte assistiu à uma mudança radical em sua vida. Essa inserção é vista similarmente nas Paraolimpíadas, nas quais pessoas antes vistas como incapazes e segregadas se veem representadas e inseridas. Apesar de todos os benefícios do desporte citados, a ideia de parte significativa da sociedade de que o atletismo não exige esforços limita sua atuação no desenvolvimento individual e coletivo.      Logo, para que a cultura desportista seja efetiva no Brasil e a visão de que ser atleta é simples seja atenuada, é imprescindível que o Ministério da Educação, aplique multas às escolas que estiverem aplicando educação física como disciplina alternativa. O Ministério do Esporte, mediante verbas arrecadadas das multas que forem aplicadas nas escolas, também pode juntamente com Organizações Não Governamentais instalar academias públicas e ginásios com aulas de futebol, vôlei dentre outros, em locais onde esses recursos são escassos. Ademais, cabe ao Ministério da Cultura incentivar, por meio de campanhas nas redes sociais,as famílias a praticarem atividades físicas para acompanhar o desempenho de seus filhos, a fim de que percebam quanto esforço é necessário para ser atleta.