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Enviada em: 22/08/2018

Análogo a primeira lei de Newton, a lei da inércia, na qual cita que um corpo permanece em seu movimento até que a presença de uma força mude sua trajetória, a falta de inclusão é uma adversidade que perdura na sociedade brasileira há anos. Desse modo, o esporte contribui como a força que mudará o percurso do problema, da existência para a erradicação, no entanto, fatores sociais e familiares acabam por colaborarem com a permanência da situação atual. Em primeira análise cabe apontar que as minorias como negros, mulheres e deficientes, possuem como herança um passado marcado por preconceitos e esteriótipos, entretanto, o esporte surge como uma forma de escape para esses indivíduos. Como exemplo, pode-se citar as paraolimpíadas, que visam a inclusão de deficientes no esporte mundial por meio da aplicação de modalidades adaptadas a cada tipo de deficiência. Contudo, é notória a invisibilidade das paraolimpíadas em relação as competições tradicionais, ou seja, a pouca divulgação através das grandes mídias como a televisão é um dos fatores que contribuem para a continuidade da exclusão social. Ademais, convém frisar que apesar da existência de projetos entre o Ministério do Esporte e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) que viabilizam a captação de recursos para projetos esportivos sociais, o esporte no Brasil ainda é sucateado. Os esportistas olímpicos, como a jogadora de futebol Marta, vivenciam desamparos pela falta de distribuição da verba destinada ao esporte, além da falta de patrocínios dados aos atletas iniciantes. Assim, o déficit de verbas é um dos fatores que prejudicam a função do esporte como mudança para uma sociedade mais inclusiva. Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver essa problemática. O Ministério do Esporte juntamente com o Ministério da Educação deverão incluir as práticas esportivas na grade curricular das escolas, por meio da contratação de treinadores, além das melhorias nas estruturas dos institutos escolares para que atendam os requisitos das modalidades a serem praticadas, a fim de que os alunos enxerguem o esporte como forma de inclusão social, novas oportunidades e mudanças na realidade. Outrossim,mídias sociais deverão criar campanhas publicitárias que divulguem os projetos sociais, para que incentivem as grandes marcas a patrocinarem os novos atletas. Assim, essas medidas funcionarão como a força que altera o movimento como o descrito por Newton.