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Enviada em: 08/10/2018

Na Grécia Antiga ocorriam eventos desportivos em que todas as cidades-estado que a formavam competiam para agradar ao deus Olimpo, o que era um motivo de união e paz momentânea. Hoje, no Brasil, vê-se que apesar de o esporte ser uma ferramenta de inclusão social, infelizmente, as escolas não incentivam a sua prática e, por consequência, isso gera gastos desnecessários com problemas sociais que poderiam ser evitados.       A priori, é notório que o esporte traz vários benefícios para a formação do indivíduo e para a sociedade como um todo, como a diminuição da criminalidade e da evasão escolar. Visto que, tais práticas corroboram o fortalecimento da conexão entre o aluno e a escola e que a evasão escolar é um fator de risco para a criminalidade, observa-se que as atividades esportivas se tornam um aliado na construção do caráter do indivíduo e no combate a problemas sociais de difícil resolução a longo prazo.Tal pensamento ilustra-se na frase de Pitágoras que diz:" Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens".       Por outro viés, a maioria das escolas não estimulam a prática de esportes, porquanto têm uma visão limitada do aluno como aceptor de informações e não como um ser social. Tal problemática se ilustra nas aulas de educação física em que observa-se alunos sentados conversando enquanto a única atividade oferecida é o futebol e, também, na ausência de atividade extracurriculares como gincanas e competições, por exemplo. De acordo com o filósofo Comte deve-se ver para prever e prever para prover, dessa forma, fica evidente que as instituições de ensino devem enxergar o benefício desse incentivo para, só então, obterem seus resultados.       Em suma, urge a necessidade de incentivar a prática esportiva a fim de formar cidadãos melhores. Para isso, o Ministério da Educação deve acrescentar à grade curricular das escolas práticas esportivas como campeonatos trimestrais e aulas de educação física com modalidades intercaladas, por meio de assembleias legislativas, para que haja a participação de todos os alunos e, consequentemente, torne-se uma realidade brasileira a frase de Pitágoras.