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Enviada em: 08/10/2018

A questão do esporte como fator de inclusão é um sério problema que atinge todo o Brasil.Afinal,comumente é retratado em diversos meios de comunicação situações relacionadas à ineficiência do sistema de ensino e a discriminação socioeconômica,causas preocupantes que precisam ser discutidas.Nesse cenário,projetos educacionais e políticas públicas que visem inserir o indivíduo no meio esportivo devem ser propostos pelo governo,a fim de reverter o atual impasse.    É sabido,com base em uma citação feita pelo pedagogo Paulo Freire,que a ausência da educação impossibilita possíveis avanços na sociedade.Dessa maneira,nota-se que em um país no qual o nível de ensino é de péssima qualidade e,por isso,prejudica o progresso intelectual da população,demonstra a veracidade da frase dita por Freire.Isto é,a falta de disciplinas escolares vinculadas aos princípios morais do meio esportivo,como por exemplo,a liderança e o respeito,acarreta em uma realidade de segregação social,visto que tais ideias são fundamentais para a construção de uma comunidade com valores éticos.    Ademais,outro problema vigente é a escassez de políticas públicas que incentivem a prática de esporte em zonas periféricas.Afinal,devido ao contato diário com a violência e a miséria,muitos jovens perdem a perspectiva de um futuro melhor,logo,tornam-se propensos a se envolver com o tráfico de drogas e a criminalidade.Por outro lado,vale ressaltar que a ausência de projetos sociais voltados para a atividade física contextualiza um caso de discriminação socioeconômica,uma vez que a condição monetária dos indivíduos residentes em regiões carentes não é proporcional aos valores cobrados em escolas de cunho esportivo.Consequentemente,tem-se a inexistência da prática de esportes em regiões marginalizadas perante à sociedade,fato que anula a idealização de um futuro digno.    Portanto,para solucionar o contratempo mencionado,é necessário que o MEC(Ministério da Educação),em parceria com escolas da rede pública e privada,invista em projeto educacional no qual seja obrigatório o ensino da origem do esporte e seus princípios na disciplina de Educação Física.Além disso,cabe ao mesmo agente propor uma divisão na carga horária semestral,em que metade do tempo destinado a aula prática deve ser usado em aulas teóricas.Para que assim,por meio da educação,os valores morais existentes no âmbito esportivo possam ser usados em prol de um espaço com oportunidade para todos.Por fim,é papel do Ministério do Esporte,aliado aos governos estaduais,a criação de uma política pública no qual seja construído em zonas carentes escolas esportivas gratuitas,semelhante ao projeto social criado pelo atleta Flávio Canto;com o objetivo de estimular uma realidade longe da criminalidade e,assim,propagar a inclusão social.