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Enviada em: 24/07/2017

O esporte é caracterizado pelo seus praticantes como sendo uma atividade prazerosa que estimula o execício mental e a estratégia, e hodiernamente como uma importante ferramenta de inclusão social no mundo, um exemplo disso é a realização das Paraolimpíadas, uma adaptação dos jogos convencionas para portadores de necessidades físicas e sensoriais, essa questão é relacionada como uma excelente iniciativa pois estimula a coletividade, a competitividade, a relação com diferentes ideais e sobretudo,  dar oportunidade dessas pessoas incluir socialmente no meio.       Um exemplo de superação e inspiração quando trata se desse envolvimento, é o caso da atleta judoca Rafaela Silva que apesar de sofrer preconceito e cyberbullying por ser negra, pobre e homossexual, ela conseguiu se sagrar como a primeira brasileira a conquistar o mundial de judô, foi incentivada pelo instituto que a apoiou, no qual se apaixonou pelo esporte e com a ajuda de várias pessoas, ela conseguiu esse feito. Nas comunidades, assim como na qual Rafaela cresceu, essas atividades são muito valorizadas pelos membros, por ser visto como um meio mais acessível para acender socialmente e essa é a motivação de muitos que praticam, porém terá que lidar com falta de recursos em um  país que não explora muitas as modalidades esportivas.     O Brasil, popularmente conhecido como ''país do futebol'', não valoriza outras modalidades como judô e ginástica, e o caminho é ainda mais difícil para os portadores de necessidades especiais, um dos motivos para essa pouco reconhecimento é a escassa exploração e informação acerca do tema. Ademais , tornou- se facultativo as atividades físicas no âmbito escolar e devido a isso, acarreta na desmotivação do indivíduo a praticar alguma atividade e também contribui com taxação de ser '' perca de tempo'' ou até ''inútil'' por não cair essa disciplina em vestibulares e concursos.      Dessa forma, deve-se apostar ainda mais em medidas de incentivação. Assim o governo federal junto com o Ministério da educação devem tornar obrigatório a atividade física, no mínimo duas vezes na semana, nas escolas de ensino fundamental e médio, e também incentivar campeonatos interclasses e interescolares para estimular a coletividade e competitividade. Além disso, deve ter uma reforma de como está sendo aplicado essas aulas, pois deveria lecionar as regras de cada modalidade e alternando-as, para assim que haja a exploração de novas além do futebol e do vôlei, e quem ficará encarregado administrar isso é o Ministério do Esporte. E finalmente, a criação de ONG's para apoiar a iniciativa e criar palestras e campanhas reconhecendo a importância do esporte e informando os benefícios que ele propõe.