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Enviada em: 17/09/2017

Uma nova forma de educar     Com o advento das últimas olimpíadas realizadas em nosso país, a emancipação do esporte brasileiro como ferramenta de inclusão social entra em pauta. O legado sócio-educacional promovido pela diversificação de suas modalidades instiga potenciais formas de inclusão e a busca de um espírito competitivo ético numa sociedade tão dispare como a nossa.       O histórico imobilismo do quadro de medalhas olímpicas denuncia a relação custo beneficio que o esporte propõe em suas sociedades.Países como EUA e China,com consideráveis economias dinamizadas e alto grau de investimento atlético beneficiam e amplificam oportunidades de inúmeros jovens  com potencialidades singulares.Nosso país,por sua vez,reconhecido mundialmente pelo futebol brasileiro,enfrenta o descaso e carência  de um patrocínio diversificado.Gustavo kirtem,o guga do tênis,assim como Cesar cielo, da natação ,foram casos singulares de inúmeros talentos anônimos que nosso país aporta e se emancipam sem o devido apoio e reconhecimento cultural que o esporte espetáculo exige.Essa carência de reconhecimento e patrocínio nasce de um estado precursor do descaso e acomodado com  as potenciais melhorias sociais que o esporte espetáculo "multi-modal " agrega.        Ao mesmo tempo que a prática esportiva,  se insere num contexto social como propulsor da ascensão social de muitos aqueles marginalizados pela falta de oportunidades, sua didática pedagógica e  o aperfeiçoamento disciplinar se inserem como ferramentas primordiais para o desenvolvimento do espírito competitivo e formação de valores de todos aqueles que partilham suas regras e dedicam parte de suas vidas para o aprimoramento da desenvoltura técnica de suas modalidades.Sem contar é claro com o superávit do bem estar fisiológico que suas práticas fomentam ao corpo humano como tanbém na formação de valores éticos quando as regras de uma competição induzem a busca pelo  respeito ás diferenças na esfera do espírito esportivo.        É de suma importância,portanto, a "presença" do ministério do esporte assim como da educação na promoção de políticas públicas voltadas ao incremento infra-estrutural de áreas esportivas da escola pública como quadras multi-modais ,capacitação pedagógica de profissionais da área com estímulo ao desenvolvimento de um ensino de qualidade com a melhoria dos salários do corpo docente e principalmente da educação esportiva vinda do ambiente familiar que contribui de forma peculiar e primordial para o estímulo singular de cada criança.Tais iniciativas propulsionam e instigam nossas crianças e jovens ao espírito competitivo e o respeito as diversidades dentro da esfera técnica de cada modalidade.