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Enviada em: 27/09/2017

No ano de 2016, o Brasil sediou dois grandes eventos esportivos, as Olimpíadas e as Paralimpíadas, tais eventos voltaram atenção do mundo, inclusive dos brasileiros, para assistir os atletas em ação. Apesar de já ter sediado diversos eventos esportivos, o Brasil ainda não oferece meios suficientes para que o brasileiro desfrute dos papéis mais importantes do esporte: o de socializar e de formar valores sociais.   A escola é o meio pelo qual os jovens adquirem conhecimento e passam a exercitar aquilo que aprendem. Em vista disso, o ensino do esporte nas escolas proporciona, além do seu caráter físico, a formação de valores e bons hábitos, uma vez que ensina aos jovens como se relacionar com os outros ao apresentar-lhes noções de competitividade e coletividade. Através desse processo, os jovens e crianças aprendem a se relacionar melhor com a sociedade, pois estiveram expostos, de forma deliberada, à situações de vitória, derrota, trabalho em equipe e disparidade de ideias, dando a eles recursos para lidar com eventuais problemas do cotidiano.   O esporte possui, também, um forte caráter integrador, capaz de unir indivíduos de diferentes classes sociais, etnias e até mesmo pessoas com necessidades especiais. A exemplo disso, temos diversos projetos sociais, realizados por ONGs, em comunidades carentes, visando proporcionar maior socialização através do esporte. Tal medida proporciona não só maior conexão com a sociedade, como também resgata jovens e adultos marginalizados. A ideia de inclusão através do esporte foi defendida por George Hilton, ex-ministro do Esporte, para ele, o esporte no país havia deixado de ser apenas uma vitrine para o talento e se transformado em um meio de inclusão social que deve estar ao alcance de todos.   Torna-se evidente, portanto, que apesar de existirem medidas que promovam a formação e socialização dos brasileiros através do esporte, essas medidas não se estendem de forma homogênea pelo país. Sendo assim, são necessárias leis que tornem o ensino da Educação Física obrigatório nas escolas brasileiras, afim de promover o contato dos jovens com o esporte desde cedo e de forma contínua até o Ensino Médio. É importante, também, intensificar as ações sociais nas regiões mais carentes do país, para que, aos poucos, o esporte permeie todos os cantos do Brasil e una todos os brasileiros rumo à vitória.