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Enviada em: 04/10/2017

A prática de desportos é amplamente reconhecida por sua capacidade de unir povos, de quebrar preconceitos e de superação. Nesse sentido, no Brasil, o esporte é um instrumento importante na redução da desigualdade socioeconômica, além de contribui para a diminuição dos índices de evasão escolar.      Os esportes estão presentes até em localidades onde o Estado é ausente. Nessa direção, eles levam a uma oportunidade de mudança de vida para muitas comunidades que são deficitárias de assistência pública. Os cidadãos que não tem acesso à educação de qualidade podem nos desportos ter uma chance para se profissionalizar e ter um rendimento. No país, o futebol, por exemplo, é o que apresenta histórias mais difundidas na mídia de superação por meio do esporte, indivíduos que saíram de uma situação de vulnerabilidade social para virarem ídolos nacionais.    Projetos esportivos tem demonstrado que são eficientes na redução da evasão escolar, que ocorre em grande maioria pela necessidade que esses adolescentes tem de trabalhar para ajudar suas famílias. Segundo o Ministério do Esporte, enquanto, a média nacional é de quase um terço da população jovem se encontra fora da escola, o Projeto Segundo Tempo, do Governo Federal, que associa educação e esporte como forma de inserção social dos jovens e manutenção dos mesmos no ambiente escolar, conseguiu reduzir a evasão para menos de 1%.      É indubitável que o esporte é um agente de transformação social. Desse modo, é preciso uma ação entre o Ministério do Esporte e o Ministério do Desenvolvimento Social para a criação de um projeto em comunidades carentes, no qual haja uma remuneração para família dos jovens que mais se destacarem nos esportes, garantindo renda para que o estudante não necessite evadir-se da escola para trabalhar, contemplando, assim, todas as fases da vida escolar, além de reduzir os efeitos da desigualdade.