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Enviada em: 20/10/2017

O esporte é uma poderosa ferramenta de inclusão social, no Brasil. Outrossim, o esporte serve como agente transformador, sendo o estímulo para superação de barreiras e limites em uma sociedade, além de promover ações de solidariedade e união entre cidadãos. Sob essa perspectiva, a prática do esporte deve ser estimulada e disseminada no país.   Nesse sentido, estudos comprovam que os jovens e adolescentes que participam do projeto Segundo Tempo/PanSocial, que tem como base a prática de esportes, tendem a frequentar mais as escolas, com o índice de 99,02% de alunos presentes. Por conseguinte, é permitido uma transformação social dos indivíduos que serão o futuro do país, uma vez que nas escolas eles têm acesso à educação e noções de coletividade.    Ademais, com uma permanência maior nas instituições de ensino, os jovens estão menos propícios à vida de crimes e  acesso às drogas. Haja vista que a prática de esportes ajuda na construção do caráter, e influencia nas decisões em relação ao futuro. Logo, o esporte é um vetor que deve ser usado para inclusão social.    Infere-se que o Governo Federal em conjunto com o Ministério do Esporte promova projetos sociais, que incentivem a prática de esportes nas escolas, abrangendo todas as faixas etárias. Faz-se necessário também, um investimento em centros esportivos públicos para toda população por parte das Prefeituras, construindo piscinas para práticas de esportes aquáticos, bem como quadras para práticas de diversos esportes, disponibilizando profissionais para orientações.