Materiais:
Enviada em: 30/10/2017

O escritor argelino Albert Camus fez a ilustre afirmação: “o que eu mais sei sobre a moral e as obrigações do homem devo ao futebol”, fazendo uma clara alusão aos bons princípios adquiridos por meio da atividade física. Nesse sentido, a prática esportiva, não se restringindo apenas ao futebol, é totalmente benéfica socialmente, visto que contribui para a formação cidadã.        É evidente que há um potencial de transformação do indivíduo intrínseco ao esporte, uma vez que este não se limita apenas a melhorar a condição física, influenciando, na realidade, até o modo como o sujeito se relaciona na sociedade. A prática esportiva exige uma série de virtudes, como disciplina e persistência, além de mostrar ao desportista a importância de seguir as regras e exigir os seus direitos. Analogamente a isso, o contato contumaz da pessoa com o esporte leva-a a adotar esses valores para as variadas nuances do seu cotidiano, inclusive a vida política; induzindo-a, destarte, a se tornar uma cidadã mais ativa, a qual exige suas garantias e combate as injustiças sociais.        Outrossim, é necessário destacar que o esporte é uma ferramenta socioeducativa muito eficiente. A atividade desportiva, por transmitir preceitos éticos e morais aos seus praticantes, é um método excelente de (re)inserir os cidadãos ao ambiente coletivo e torná-los mais solidários. Principalmente no caso das atividades coletivas, por exemplo, são aprendidas, empiricamente, lições de união e boa convivência, o que é imprescindível para que as diferentes partes que compõem a sociedade coexistam pacifica e harmoniosamente.        Torna-se lúcido, portanto, que a prática esportiva traz resultados positivos e deve ser fomentada. Diante disso, os Governos Estaduais e Municipais devem ampliar o acesso às estruturas públicas de caráter desportivo, como os ginásios, garantindo, assim, que a população local tenha condições propícias para realizar as atividades. Ademais, cabe ao MEC promover, nas escolas, oficinas e festivais de esportes em equipe, incitando, dessa forma, que haja a aquisição de normas de boa convivência, criação de laços e socialização entre os próprios alunos e o meio ao qual estão inseridos.