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Enviada em: 12/04/2018

Com as Olímpiadas de 2016, a atenção do Brasil foi direcionada às práticas esportivas ocorridas no grande evento mundial. Emoções, clamores e paixões dos indivíduos vieram à tona durante esse breve período, independentemente de qualquer diferença social entre eles. Contudo, tal situação de fraternidade durou pouco tempo, uma vez que os esportes,enquanto ferramentas de inclusão social, no Brasil, não recebem uma valorização constante, seja pelos empecilhos presentes no sistema educacional, seja pela mentalidade na qual o esforço não é valorizado.          Em primeira análise, com o objetivo de garantir a aprovação de seus alunos em concursos públicos, as escolas tendem a focar muito no ensino de matérias didáticas tradicionais. Com isso, deixam de lado as atividades esportivas, o que gera um grande prejuízo ao ambiente social, uma vez que sua prática ensina ao indivíduo bons hábitos, disciplina, perseverança, trabalho em equipe, solidariedade, dentre outras qualidades às quais ele não adquire acesso. Como consequência da ausência dessas características, forma-se um ambiente no qual as pessoas tornam-se, cada vez mais, ensismesmadas, intolerantes, passivas e individualistas.            Por outro lado, também como consequência do modelo educacional, a sociedade, ao opinar sobre os atletas, valoriza muito mais os seus resultados do que os seus esforços. Por exemplo, um atleta pode passar anos treinando para uma olímpiada, sem patrocínio,com poucos recursos, e, mesmo assim, ganhar uma medalha. Contudo, a mídia e a população divulgarão apenas a parte final, e não a difícil jornada pela qual ele passou para obtê-la. Com isso, as virtudes desportivas são desvalorizadas, e o uso do esporte como integrador social também.            Portanto, para que essas situações sejam remediadas, o Senado deve criar leis que tornem obrigatória a prática de esportes no ambiente escolar, além do requerimento de uma quadra poliesportiva para todo colégio, permitindo assim o desenvolvimento das virtudes que permitem ao indivíduo e à sociedade o desenvolvimento da inclusão social esportiva.