Envie sua redação para correção
    A DESIGUALDADE ENTRE PAÍSES ALIADOS
    
    
    
    
    Blocos regionais ou econômicos são formados por países distintos com um mesmo interesse de crescimento econômico e social. Durante a história, sempre houveram estes blocos, porém, ao final da Segunda Guerra Mundial e no começo da Guerra Fria a formação intensificou- se.
    
    
    Uma das vantagens em fazer parte de um bloco é a redução ou eliminação de taxas das tarifas de importação. Isso faz com que ocorra a diminuição de preços de produtos importados. Esta mesma redução de tarifa alfandegária também estimula a circulação de pessoas.
    
    
    Outro ponto é a exportação de matéria prima que normalmente são feitas por países subdesenvolvidos. Como as taxas podem ser reduzidas ou eliminadas, o preço do produto em si fica muito mais barato para quem compra, apresentando uma possível desvantagem.
    
    
    Cada bloco funciona com condutas distintas, porém é comum haver um país (rico e desenvolvido) líder que possue mais "peso" no voto em alguma decisão ou acordo.
    
    
    Para não haver vantagens e desvantagens para países de um mesmo bloco, visando o crescimento econômico igualitária, é proposto a revisão da diminuição de taxas para certos produtos, e não em todos. Além de uma horizontalidade de poder decisivo em cada bloco.