O impacto dos blocos econômicos no comércio de seus integrantes.

Envie sua redação para correção
    O Impacto negativo das relações bilaterais entre países
    
            Diariamente os meios de comunicação divulgam, os impactos econômicos do comércio regional entre os blocos de países. As relações não só apresentam características financeiras, mas também, sociais e políticas. Mesmo que os países se agrupem para criar um único bloco para ter relações com outro grupos, os impactos econômicos apresentam relações não igualitárias, com isso, países pobres são vistos como lugar de mão de obra barata e abundante, portanto, sendo subjulgados e não crescendo economicamente, e os países ricos continuam no comando.
                Quando o N.A.F.T.A. (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) surgiu, os Estados Unidos, Canadá e México uniram-se para formar uma área de livre comércio,a fim de que aconteçam acordos bilaterais, de início Estados Unidos e Canadá que apresentam muito alto nível de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) segundo relatório de dados publicados em 2018 pela ONU (Organização das Nações Unidas), o IDH e composto dos dados de expectativa de vida, educação e PIB (Produto Interno Bruto) de um país.
                A entrada do México no tratado possibilitou, uma grande quantidade de mão de obra barata, população é de 129,2 milhões de habitantes segundo fontes da ONU, a medida que, cria uma dependência comercial e financeira dos Estados Unidos e salários baixos. A medida que o IDH do Canadá é 0.926 a do México é de 0.774.
               Em vista dos argumentos apresentados, o impacto das relações  econômicas bilaterais não são igualitárias entre os países de um bloco, para amenizar este desigualdade, os países com IDH maior devem possibilitar, através de, acordos políticos o intercâmbio não só de produtos, como também, de pessoas para a formação cultural e intelectual, possibilitando isenção de tarifas de mercadorias. Eleger a ONU como agente fiscalizador que regula e pune acessos e o descumprimento das regras.