Materiais:
Enviada em: 10/05/2017

No século XIX, os literários brasileiros citavam em suas obras o índio como herói místico nacional, fase chamada de romance indianista. Contudo, a nação indígena atualmente vem sofrendo com a exclusão e pela falta de importância dadas a eles. Nesse sentido, dois aspectos fazem-se relevantes para que isso aconteça: a falta de cumprimento dos direitos indígenas e um legado econômico do país.        É relevante referenciar que, a constituição de 1988 promove os direitos dos povos indígenas em território nacional. Porém, mesmo com os direitos já garantidos, estes povos nativos enfrentam uma grande dificuldade: a falta de demarcação de seus territórios, que, devido ao fortalecimento do agronegócio acabam tirando os índios dos seus lugares de origem, fato mostrado no documentário "Muita terra pra pouco índio" de Bruno Pacheco. Visto que, devido a importância econômica das terras brasileiras, a construção da Usina de Belo Monte no Rio Xingu, por exemplo, é causadora de afetar o estilo de vida de cerca de 8 povos que vivem naquela região. Tal realidade demonstra o quanto a interferência promove impactos para os nativos, no qual, para Gilberto Freyre, no seu livro “Casa-grande e Senzala”, enfatiza a importância da formação da sociedade brasileira a partir da miscigenação.     Em decorrência disso, se as populações são obrigadas a saírem de suas terras, ocorre um rompimento com os direitos ligados á garantia da dignidade humana, além de acontecer a aculturação, guerras por territórios, mortes de índios e o aumento de suas situações precárias. Com isso, consequentemente, os povos indígenas têm estado em evidência midiática, como o que aconteceu em maio de 2017, no qual os índios tentaram invadir o Congresso Nacional reivindicando a demarcação e ao fim do genocídio dos índios.      Diante dos fatos mencionados, faz-se necessário desenvolver mecanismos para promover a importância do índio, o que pode ser feito através da mídia, juntamente com ONGS, atuando a projetos que visem promover debates e campanhas para a valorização do índio, além de mostrar a importância desse grupo para a sociedade brasileira; por meio da parceria entre escola e professores busquem cultivar em seus alunos, com aulas sobre a cultura, costumes e tradições de diferentes tribos, o respeito entre os diferentes; e por fim, com ajuda do governo fiscalizar as leis da CF/88, no intuito de cumpri-las, além de criar mecanismos para a valorização do índio e prestar mais apoio as instituições de proteção, como a FUNAI (Fundação Nacional do Índio).