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Enviada em: 15/05/2017

Diversos são os hábitos e costumes indígenas presentes no cotidiano da nação brasileira. Todavia,no século 21, grande parcela da população não dá a devida atenção a um povo que colaborou para a formação da identidade nacional, assim como, os direitos dos indígenas não estão sendo respeito e reconhecidos de maneira equitativa.  Muitos são os fatores que contribuem para que grande parcela da população vejam os indígenas com indiferença. O processo de aculturação,ou seja, processo em que uma cultura se sobrepõe sobre a outra, cooperou para ver a cultura indígena como arcaica e que não contribui para o desenvolvimento da nação concomitantemente os direitos indígenas passaram a ser vistos em segundo plano.  Além disso, outro fator que auxilia para o aumento do preconceito contra os índios é uma falha no PCN´S(Parâmetros Curriculares Nacionais). Desse modo, os feitos que os povos indígenas, além de não serem lembrados, não são estudos desde as séries iniciais em escolas públicas e privadas. Logo, aulas sobre a cultura indígena é necessária para que a população veja a importância do índio e respeitem seus direitos.  Quando Zygmunt Bauman, afirma sobre a "bolha ideológica" e o aumento da falta de empatia e alteridade por parcela da população, corrobora para o entendimento da relativa falta de atenção as questões indígenas que não somente a população desenvolve, mas, também o Governo.Logo, questões, a exemplo da demarcação de terras indígenas são postergadas, ainda como, a favorecimento a grupos de maiores interesses como grandes empresários e fazendeiros.  Portanto, para que o índio tenha sua identidade preservada e seus direitos respeitados. O Governo, deveria tornar obrigatório desde as séries em escolas públicas e privadas iniciais aulas de ética e cidadania, pois, dessa maneira as crianças no futuro irão ter senso de empatia e alteridade. Ainda como, poderia criar parceria públicas e privadas, para dar maior atenção as causas indígenas e proteção ao cumprimento de seus direitos.