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Enviada em: 14/05/2017

" Andam nus sem cobertura alguma.Nem fazem mais caso de encobrir ou deixar de encobrir suas vergonhas do que mostrar a cara".Esse é o trecho da carta de Pedro Vaz de Caminha ao descrever suas impressões no primeiro contato com os índios brasileiros durante a colonização do século XV.Percebe-se que ele considera a maneira como encontram-se (nus) errôneas por não cobrirem suas "vergonhas".   Diante disso estabelece-se a relação estereotipada do índio brasileiro que perpetua na atualidade,''índio um ser selvagem''.Desde o período colonial os índios já sofriam ,os colonizadores com o complexo de superioridade racial, impunham de forma agressiva sua cultura e seus costumes causando mudanças nos hábitos indígenas comprometendo suas crenças.   Não obstante, a literatura brasileira no século XIX trazia o índio como um bom selvagem , corajoso , um forte guerreiro que também serviu para influenciar a visão que a sociedade possuía  e criou um miticismo em torno deles.O contexto histórico tange a realidade dos índios contemporâneos , hoje não mais explorados por europeus , mas sim pelo próprio povo brasileiro, que ocupam terras deles por direito para a extração ilegal de recursos naturais. Que lembram da população indígena somente no dia do índio quando professores pintam os rostos dos alunos para celebrarem  ou quando a "fantasia" de índio utilizada em festas. Os índios vítimas de etnocídios e genocídios são julgados caso não sigam seus padrões históricos sendo negligenciados de liberdade.    sendo assim, é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar a reversão desse cenário, os professores do ensino fundamental poderiam através de teatros , atividades e pesquisas escolares buscar a desestereotipização dos índios , mostrando aos alunos a importância cultural dos índios para a nação e fazendo menção dos mesmos diversas vezes. Ademais em parceria com a FUNAI a sociedade civil deveria olhar com um olhar humanizado e acolhedor as questões sociais indígenas apoiando na busca por seus direitos.