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Enviada em: 19/05/2017

A literatura por vários períodos construiu a cultura brasileira visando o nacionalisno na figura indigena, sobretudo no romantismo e o modernismo - na semana de arte moderna. Apesar disso, a atual sociedade reflete uma imagem deturpada construida pelo colonizador: índio selvagem, preterido e inferior. Desse modo, valorizar a cultura nativa e garantir a posse de suas terras é o desafio da sociedade brasileira. Em primeiro lugar, vale ressaltar que os índios brasileiros têm de lutar pela terra. Segundo o IBGE, a população nativa se concentra principalmente em áreas interioranas como norte e nordeste - devido a baixa exploração no período colonial. Essas áreas são cobiçadas por fazendeiros para colocar atividades comerciais: agropecuária e mineração. Tal situação vem dizimando muitas tribos e fomentando o conflito de nativos x fazendeiros. Prova disso são os gamelas que sofreram ataques em suas terras de homens com armas de fogo e facões. Além disso, a perda indígena transcende o espaço físico. Devido o processo de aculturação pouco se sabe sobre os costumes nativos e pouco se fala nas instituições educacionais. Para conhecer um pouco mais desses povos há uma lei que reforça o ensino da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas que na grande maioria não é inserida na grade curricular. Nesse sentido, pode´-se aplicar um trecho da música de Jorge Ben "todo dia, toda hora era dia do índio, agora eles só tem um dia: o dia 19 de abril". Fica evidente, portanto, que a valorização índio na sociedade  requer alguns fatores. Para isso, o governo deve criar u projetos para a proteção da cultura nativa envolvendo a sociedade .Além disso, deve-se veicular, através de ONGs e mídia, a importância da preservação da cultura indígena para o país por meio de desenhos animados, filmes ou cartilhas distribuídas nas escolas e locais públicos. Também a instituições educacionais deve inserir a cultura indígena em sua grade curricular, pois há uma contribuição social como via de aprendizado de meios socioafetivos e de agregação da coletividade no auxilio a formação escolar.