Materiais:
Enviada em: 11/07/2017

No Brasil,após o movimento de independência,o índio se consolidou,no século XIX,como símbolo da identidade nacional com primeira geração do Romantismo.Entretanto,atualmente o indígena além de ter sua cultura desvalorizada,ainda tem sua terra disputada por produtores rurais.Nesse sentido,garantir ao índio a posse de suas terras e a valorização de sua cultura,são desafios enfrentados na sociedade brasileira.  É necessário considerar,antes de tudo,a cultura indígena para a formação da identidade nacional.Nesse contexto,Gilberto Freyre em seu seu livro ´´Casa-Grande e Senzala´´,enfatiza a formação da sociedade brasileira a partir da miscigenação entre europeus,africanos e diversas tribos indígenas presentes no Brasil.Portanto,é possível  afirmar que,diversos traços culturais formadores da identidade nacional são frutos da cultura indígena.  Convém analisar,também,a questão dos índios em relação a posse de suas terras.Diante dessa situação,os índios possuem seus direitos defendidos pela Constituição 1988,tais direitos constam a livre expressão de cultura,língua,e o direito as terras que tradicionalmente ocupam.Entretanto,cabe ainda a União demarcar esses territórios,transformando-os em reservas indígenas.Nesse contexto,os indígenas correm o risco de serem expulsos de suas terras por latifundiários,devido a não demarcação de seus territórios.  Portanto,medidas são necessárias para resolver o impasse.Logo,o Governo Federal deve demarcar as terras destinadas aos índios,com o apoio de ONGs,e monitorá-las via satélite,impedindo a invasão de seus territórios por fazendeiros oportunistas.De acordo com a escritora Hellen Keller,o resultado mais sublime da educação é a tolerância.Assim sendo,o MEC,com a parceria de artistas teatrais voluntários,deve instituir nas escolas públicas e privadas,peças com o mesmo modelo que o dramaturgo Gil Vicente utilizava no século XVI,com o fito de conscientizar os  jovens de maneira cômica e critica,sobre a importância do índio em nossa sociedade.