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Enviada em: 11/10/2017

É de conhecimento geral que os chamados ameríndios vivem há milênios em terras tupiniquins. Eles, que povoaram a América e o Brasil durante séculos, trouxeram consigo etnias, culturas e idiomas específicos, que, porém, mudou de acordo com a interação desses povos com o ambiente americano, formando assim a identidade exclusiva dos nativos brasileiros. Após o período das grandes navegações e o redescobrimento do continente, dessa vez pelos europeus, esses povos começaram a receber um impacto que não estavam acostumados e isso ainda perpetua-se. Infelizmente, certas problemáticas como: questão territorial e o preconceito, ainda fazem-se presentes.    Nesse sentido, são várias as questões indígenas que ainda terão de ser trabalhadas com a população total e são vários os problemas, relacionados a esses povos, que precisam ser corrigidos. Talvez o principal é como os brasileiros, não ligados a cultura dos nativos, veem esses povos. Um documentário da TV escola, que fazia um paralelo dos costumes dessas populações e como as pessoas não descendentes os enxergavam, evidencia que a visão é a mais preconceituosa possível. Frases como "eu sou contra o índio" são ditas.      Outra questão importante, que gera embate público, é a demarcação de terras, que após passar por um estudo feito por diversas áreas do conhecimento, pode ou não ser considerada nativa. Mas o problema é que, mesmo que as terras sejam consideradas do nativo, ainda há resistência populacional  como, por exemplo, os ruralistas que enxergam os índios como inimigos e querem tirar aquilo que é deles, historicamente provado, e isso é um absurdo! Além disso, ocorre das grandes empresas mineradoras, que buscam locais inéditos para explorar, criar, nos territórios indígenas, centros de exploração e extração de minérios e para isso utilizarão de medidas que vão transformar negativamente a vida desses povos.     Portanto, o índio brasileiro, na atualidade, sofre com situações variadas, porém, duas destacam-se e elas são: o pré-julgamento e o desconhecimento de outras culturas conterrâneas, feito pela população geral e, principalmente, a questão da exploração de terras indígenas feita por ruralistas ou empresas de mineração. Primeiramente, o ensino que é passado nas escolas e universidades sobre o índio é fútil e desimportante, por isso, o Ministério da Educação deve criar, isto é, implantar um método que deve ser seguido por instituições públicas e privadas, nele, pelo menos 1 ano do ensino médio deveria ensinar a cultura nativa e seus direitos de forma crítica. A questão de terras é simples, aquilo que é, antropologicamente provado, como do nativo, é dele, não há o que contestar, é direito deles. O governo brasileiro deve tornar rigorosa a punição à quem crie resistência contra a demarcação de terras nativas.