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Enviada em: 06/11/2018

A manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet            Indústria Cultural foi um conceito criado, no século XIX, pelos sociólogos Adorno e Horkheimer para designar o fenômeno de molde dos interesses dos indivíduos de modo que esses consumissem um determinado produto cultural. Hoje, com a internet, a manipulação do pensamento individual, por meio do controle de dados, tornou-se ainda mais fácil, fomentando maior empenho das instituições de ensino e do Poder Público.            De fato, a filtragem proposital de informações, muitas vezes personalizada, foi intensificada nos últimos anos. Isso se deve, principalmente, devido à utilização de algoritmos criados com a finalidade de garantir interesses, sejam eles econômicos, culturais ou políticos. Prova disso foi o que ocorreu nas eleições presidenciais dos Estado Unidos, por exemplo, quando notícias manipuladas, as "fake news", angariaram mais eleitores para Donald Trump. Nessa perspectiva, num país como o Brasil, onde, conforme o IBGE, a principal função da internet é o uso de aplicativos de mensagens - grandes disseminadores de dados manipulados -, é essencial a formação de uma sociedade mais crítica diante das informações.              No entanto, muitas escolas e universidades, focadas no conteúdo programático, negligenciam a formação crítica dos estudantes, os quais tornam-se mais vulneráveis à manipulação comportamental. Além disso, a falta de esclarecimentos, por parte do Estado, impede que muitos saiam de suas "bolhas informacionais", nas quais as pessoas só veem o que querem e têm seus pensamentos moldados, como acontece nas redes sociais. Desse modo, artifícios como os da indústria cultural continuam atuando em detrimento da autonomia de pensamento da sociedade.              Portanto, a fim de minorar essa problemática, urge que as instituições de ensino estimulem o senso crítico de seus alunos, por meio de debates, seminários e palestras sobre o assunto, mostrando, por exemplo, como os algoritmos atuam na internet, com o objetivo de torná-los mais questionadores. Outrossim, o Poder Público pode, em parceria com a mídia e com as redes sociais, veicular campanhas que informem sobre esse assunto e seus interesses, com a intenção de promover o pensamento e o comportamento legítimo de cada cidadão.